Agendada para ser realizada entre os dias 17 e 22 de junho, a 66ª edição do Cannes Lions pretende consolidar mudanças iniciadas no ano passado, mas sem perder o foco de ser uma fortaleza para o binômio de criatividade e inspiração no ecossistema da indústria da comunicação mercadológica. Duas novas áreas foram acrescentadas, Creative Strategy Lions e Entertainment Lions for Sports, ao passo que Product Design foi descontinuada como área para ser uma categoria da competição Innovation Lions. Nesta entrevista, o executivo Philip Thomas, chairman do Cannes Lions e CEO e presidente da Ascential Events, fala da importância do evento e da transformação do trade.
Mudanças
Fizemos mudanças significativas no festival no ano passado. Esse é o ano de consolidação, em que reconheceremos, celebraremos e recompensaremos novas áreas de criatividade, através dos prêmios, do programa de conteúdo e de nossas iniciativas de aprendizado. Vamos celebrar o desenvolvimento sob medida, relevantes para todas etapas da trajetória de carreiras, desde o talento de agências de comunicação emergentes até os CMOs (chief marketing officers) das maiores marcas globais. O que defendemos e acreditamos é no mesmo de sempre – fazer uma campanha consistente pela criatividade como uma força positiva para os negócios, para os processos de mudança e para o bem do mundo que vivemos. Queremos oferecer um festival inspirador para toda a comunidade que integra o universo das comunicações criativas que se reúnem em Cannes para aprender, conectar e celebrar. Já tínhamos feito muitas mudanças em 2018, com a introdução das tracks temáticas e da redução do total de inscrições de uma mesma peça. Agora são apenas seis, o que abre espaço para reconhecermos outros trabalhos e as especificidades de cada categoria. Em 2019, são menos mudanças, mas que também são fruto de reflexões que tivemos com nossos amigos da indústria, a quem agradecemos muito.
Posicionamento
Todos os anos consultamos o setor para garantir que os programas de prêmios, conteúdo e aprendizado reflitam o estado atual das comunicações de marketing criativas. O Cannes Lions é um reflexo pragmático da indústria. E a criatividade é a ferramenta mais poderosa que as empresas têm para impulsionar os seus respectivos crescimentos e obter mais vantagem competitiva. O festival é o único lugar no mundo onde cada participante pode ter uma visão completa de como a criatividade impulsiona o desempenho dos negócios.
Transformação
Nosso objetivo é servir melhor a diversidade da indústria da comunicação (agências, anunciantes, fornecedores, influenciadores de conhecimento) na evolução e apoiar essa comunidade com inspiração, aprendizado e conexões para gerar resultados de negócios.
E-commerce
O e-commerce Lions está aberto a todas as marcas e empresas que possam demonstrar criatividade em todo o espaço do comércio eletrônico – que inclui empresas maiores e empresas emergentes menores. A natureza global do festival oferece uma oportunidade de reconhecer e mostrar negócios de todo o mundo que se destacam neste espaço.
Dados
Usar dados para informar e impulsionar o marketing é parte integrante da estratégia de marketing. Dentro dos prêmios, especificamente, o Creative Data Lions comemora o trabalho que coloca os dados no centro da ideia. E muitas das sessões dos nossos variados programas abordam essa questão com palestras de profissionais do Withinlink (incubadora iniciante com sede na China e um fundo de venture capital com foco em tecnologia de marketing para os setores de publicidade, mídia e comunicações da China) Ernst Young, Wunderman e Financial Times, apenas para citar alguns parceiros.
GDPR
A Lei Geral de Proteção de Dados está na agenda do festival porque impacta todos os negócios e organizações e como eles se comunicam com seu público. É claro que será um tema de conversa e o festival é uma grande oportunidade para a indústria de comunicações criativas aprender as melhores práticas e as muitas experiências já vividas ao redor do mundo.
Publicis
Mantivemos um relacionamento muito próximo e também um diálogo aberto com a rede Publicis, e eles fizeram parte de nossas conversas de desenvolvimento do Cannes Lions 2019. No ano passado, a Publicis confirmou que retornará ao Cannes Lions 2019 e esperamos recebê-los de volta.
Redes regionais
Trabalhamos em estreita colaboração com as redes regionais e suas agências para celebrar a criatividade e queremos que o Cannes Lions permaneça verdadeiramente global e aberto para todos os grupos, pequenos, médios e grandes.
Interesse
Sabemos que os CMOs reconhecem o valor da criatividade e temos uma grande representação de marcas globais no festival, tanto no palco quanto no público. Os repertórios do Growth Council, do Creative Marketers Summit e do Accelerator Program foram projetados para apoiar o aprendizado dos CMOs.
Consultorias
O festival recebe consultorias com muita satisfação. Elas são muito bem-vindas. O lançamento da estratégia criativa do Cannes Lions representa e significa um lar natural para as consultorias participarem da disputa por prêmios.
Equilíbrio
O Cannes Lions atende todo o ecossistema global da indústria e é desenvolvido em parceria com o setor. Não há dúvida de que o ecossistema da indústria está mudando e diversificando, portanto, a comunidade do festival também está mudando. Uma gama mais ampla de empresas e países agora está representada. Mas as empresas e, em muitos casos, as pessoas envolvidas desde o início, ainda fazem parte do festival.
Expectativas
Esperamos que o festival seja melhor que nunca. Depois de todas as mudanças do ano passado, queremos ter certeza de que elas estão integradas e que estamos proporcionando a melhor experiência possível para os participantes saírem inspirados e motivados pela excelência criativa.
Brexit
Nós não acreditamos que o Brexit vai afetar as operações do festival.
SXSW
A criatividade sempre estará no coração de tudo que fazemos no Cannes Lions.
Agenda
O conteúdo de 2019 está mais amplo, mas teremos uma grande agenda sobre o impacto da criatividade nos negócios. Criatividade de marketing e das ferramentas disponíveis. Credibilidade, confiança, ética, transparência, sustentabilidade, inovação, tecnologia, inclusão, diversidade, economia digital, storytelling e exposição de muitos cases vitoriosos projetados para o ambiente digital.
Simon Cook
Ele assume uma posição muito importante no Cannes Lions, que foi ocupada pelo brasileiro José Papa Neto por dois anos. Ele deixou a função de vice-presidente de excelência criativa para assumir como diretor do festival. Ele já vem construindo há alguns anos para o processo de qualidade do Cannes Lions. Não podemos nos esquecer que criatividade é impulsionada por pessoas. O Cook está credenciado para essa missão.