(Créditos: Alê Oliveira)

O Estadão, representante oficial do Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade, comunica os vencedores da década anunciados pelo Festival durante o Lions Live.

O Cannes Lions lançou hoje o primeiro Relatório Lions de Criatividade da Década (The Global Lions Creativity Report of the Decade) para reconhecer e premiar o sucesso criativo sustentado em todo o setor global. Dados de trabalhos vencedores e pré-selecionados durante dez anos – e auditados no Festival pela PwC desde 2013 –, foram reunidos pelo Cannes Lions para produzir o ranking global definitivo e o relatório de benchmarking.

O Report mostra o desempenho crescente das empresas mais criativas do mundo nos últimos 10 anos, destacando aquelas que alcançaram um grau infalível de trabalho criativo a nível mundial. Os dados são apresentados juntamente com comentários e análises da empresa irmã WARC, autoridade global em eficácia de marketing.

Com seis prêmios de agências regionais da década e seis prêmios globais, o relatório destaca as seguintes categorias: “Network”, “Holding Company”, “Agency”, “Independent Agency”, “Brand Marketer”e “Palme d’Or of the Decade”. Os vencedores foram revelados esta semana como parte do Lions Live, a experiência digital do Cannes Lions (22 a 26 de junho de 2020). O relatório completo está disponível para download em LIONS Live intelligence platform e The Work.

“Quando entramos em uma nova década, é importante refletir sobre o conjunto dos trabalhos que servem como base criativa, o trabalho que se inicia fornecerá uma referência para os próximos dez anos”, comenta Simon Cook, diretor administrativo do Cannes Lions. O executivo ainda complementa a importância do report: “O Lions Creativity Report of the Decade fornece a todos uma rica visão e reconhece as empresas criativas de classe mundial que sempre sustentaram a excelência criativa – adaptando, evoluindo e inovando ano após ano. Há muito a aprender com aqueles que produzem consistentemente um trabalho de mudança de jogo que transcende limitações e restrições e define os padrões para o futuro da criatividade”, finaliza.

Os vencedores do Lions Creativity Report of the Decade são:

Regional Agency of the Decade – Oriente Médio & África

1° lugar: VMLY&R Dubai – ex Y&R Dubai 
2° lugar: TBWA\Hunt\Lascaris Johannesburg
3° lugar: Ogilvy Johannesburg

Somando o impressionante número de 44 Leões, a VMLY&R Dubai é merecedora do primeiro lugar. Conquistar 9 Leões de Ouro, 17 de Prata e 18 de Bronze demonstra a produção criativa inovadora nesta década. Kalpesh Patankar, diretor de criação da VMLY & R MENA, comenta: “Nosso grande aprendizado da década é que, não importa onde você trabalhe, você deve estar disposto a quebrar as regras. Sou muito grato a todas as pessoas que nos trouxeram até aqui e contribuíram apaixonadamente para a nossa história. Na próxima década, espero que possamos escrever uma história ainda maior e mais ousada.”


Regional Agency of the Decade – Europa

1° lugar: adam&eveDDB London

2° lugar: AMVBBDO London

3° lugar: Ogilvy Paris

A adam&eveDDB London conquistou 8 Grands Prix, 1 Leão em Creative Effectiveness e 27 Leões de Ouro, 46 de Prata e 59 de Bronze Lions nos últimos dez anos, tornando-se merecedora dessa conquista. Richard Brim, CCO do Grupo, adam&eveDDB, celebra: “Ganhar um Leão é especial, ganhar um Grand Prix é incrível, ganhar Agência Europeia da Década é alucinante. Isso é para todos – passado e presente – que fizeram parte da história do adam&eveDDB.”


Regional Agency of the Decade – América Latina

1° lugar: AlmapBBDO São Paulo

2° lugar: Ogilvy Brasil São Paulo

3° lugar: VMLY&R (No Brasil, ainda Y&R São Paulo)

A AlmapBBDO São Paulo começou a década com um Grand Prix e colecionou mais 23 Leões de ouro, 39 de prata e 79 de bronze. Com um total de 142 troféus é a número 1 no Brasil, América Latina e no mundo. A agência também garantiu o título número 1 como Agência Global da década.


Regional Agency of the Decade – Pacífico

1° lugar: Colenso BBDO Auckland

2° lugar: Clemenger BBDO Melbourne

3° lugar: Leo Burnett Sydney

A Colenso BBDO Auckland conquistou 1 Grand Prix, 1 Leão em Creative Effectiveness, 1 Titanium, 24 Leões de ouro, 28 de prata e 42 de bronze, uma conquista que os levou a liderar a região do Pacífico nesta década.


Regional Agency of the Decade – Ásia

1° lugar: Dentsu Inc. Tokyo

2° lugar: Hakuhodo Inc. Tokyo

3° lugar: Ogilvy Bangkok

O trabalho da Dentsu Inc. Tokyo é uma vitrine de talento criativo, com uma impressionante contagem de 127 Leões, incluindo: 60 de bronze, 40 de prata, 24 de ouro, um Titanium e 2 Grand Prix. Yuya Furukawa, diretor de criação da Dentsu Inc. Tokyo, revela: “Estamos muito honrados em receber este prêmio e, não é necessário dizer, estamos dez vezes tão felizes como receber o prêmio Agency of the Year. Nossos trabalhos vencedores do Grand Prix e do Lions de Ouro abrange treze categorias, o que demonstra como a Dentsu atraiu diversos talentos para se unir aos nossos empreendimentos criativos e como expandimos nossa criatividade na última década. Estamos no meio de uma era que ficará na história, mas, ao mesmo tempo, a história está nos dizendo: ‘Use sua criatividade AGORA’”.


Regional Agency of the Decade – América do Norte

1° lugar: Wieden+Kennedy Portland

2° lugar: BBDO New York

3° lugar: Droga5 New York

A Wieden+Kennedy Portland acumulou um leque de Leões nos últimos dez anos: 6 Grand Prix, 2 Creative Effectiveness, 2 Titânio, 36 Ouro, 49 Prata e 62 Bronze. O trabalho vibrante e arriscado da agência a levou a ocupar o primeiro lugar na América do Norte, bem como o primeiro lugar como a Agência Independente da Década em todo o mundo.


Independent Agency of the Decade

1° lugar: Wieden+Kennedy Portland

2° lugar: Droga5 New York

3° lugar: Forsman & Bodenfors (De 2010 a 2016)

Eric Baldwin, diretor executivo de criação da Wieden+Kennedy Portland, comenta: “Agradecemos nossos talentos incríveis e parceiros clientes que acreditam no poder da criatividade para impulsionar os negócios e impactar a cultura. Na próxima década, esperamos que este setor faça grandes avanços em direção à equidade, diversidade e inclusão. Porque quando elevamos essas vozes, sua criatividade fará coisas que nunca imaginamos”. Susan Hoffman, presidente e diretora global de criação da Wieden+Kennedy Portland, acrescenta: “O que você vê quando entra em um escritório da W+K são fotos do nosso pessoal – não prêmios. Essas pessoas são a quem agradecemos por esse elogio, junto com Dan (Wieden) e David (Kennedy), que tiveram a coragem de reunir esse grupo louco/criativo em primeiro lugar”.


Brand Marketer of the Decade

1° lugar: Procter & Gamble

2° lugar: Nike

3° lugar: Volkswagen


Agency of the Decade

1° lugar: AlmapBBDO São Paulo

2° lugar: Wieden+Kennedy Portland

3° lugar: BBDO New York

Luiz Sanches, sócio/presidente e CCO da AlmapBBDO, comenta: “Na AlmapBBDO, temos uma ideia simples, uma visão simples: continuar fazendo um bom trabalho, um ótimo trabalho, o melhor trabalho. Conquistar o prêmio Agency of the Decade é prova de que mantemos continuamente nosso ethos vivo. É uma grande honra. Obrigado a todos da agência e a todos os nossos parceiros criativos “.


Network of the Decade

1° lugar: BBDO Worldwide

2° lugar: Ogilvy

3° lugar: DDB Worldwide

Na última década, o BBDO Worldwide acumulou mais de 16 Grands Prix, 4 Leões em Creative Effectiveness, 3 Titanium, 150 Leões de Ouro, 4 Glass, 281 de Prata e 471 de Bronze e conquistou a categoria Network of the Decade.


Holding Company of the Decade

1° lugar: WPP

2° lugar: Omnicom

3° lugar: Interpublic Group

Ao longo da década, as agências da WPP acumularam mais de 40 Grands Prix, 5 Leões em Creative Effectiveness, 8 Titanium, 464 Leões de Ouro, 1 Glass Lion, 4 Innovation Lions, 7 Product Design Lions, 844 Lions de Prata e 1.385 de Bronze.


Palme d’Or of the Decade

1° lugar: MJZ USA

2° lugar: Smuggler USA

3° lugar: O Positive Films USA

A MJZ conquistou Leõs de forma consistente nesta década, são 2 Grands Prix, 1 Titanium, 25 Leões de Ouro, 41 de Prata e 64 de Bronze.