Hermann Mahnke, diretor-executivo de marketing da GM para a América do Sul (Divulgação)

Hermann Mahnke, diretor-executivo de marketing da GM para a América do Sul é o executivo responsável pela aprovação da campanha que acaba de ganhar Leão de Ouro na categoria Brand Experience & Activation Lions, anunciado no último dia 24 de junho durante o Cannes Lions, realizado em formato digital entre os dias 21 e 25 de junho com um total de 29.074 inscrições de 90 países em 28 disciplinas, volume 6% menor na comparação com as 30.953 peças de 89 países submetidas em 2019, último ano em que a premiação foi realizada presencialmente.

A seguir, Mahnke analisa a conquista do prêmio pela campanha Estradas perdidas, que reafirma a importância da criatividade para fortalecer a presença da marca. O trabalho tem a assinatura da Commonwealth//McCann Bogotá.

Qual é o objetivo da campanha?

A Chevrolet na Colômbia é uma marca líder com grande reputação. A Chevrolet assumiu a missão de percorrer o país e descobrir os paraísos escondidos. Historicamente, uma parte do território colombiano foi fechada pelos conflitos no país, deixando cidades, paisagens e populações isoladas. Após a assinatura do tratado de paz, nesses mesmos territórios, ex-guerrilheiros reinseridos na sociedade, de mãos dadas com a população civil, trabalharam no processo de reconciliação, formaram uma nova Colômbia. E foi neste contexto que descobrimos novos territórios, paisagens e histórias, e convidamos todos os colombianos a conhecerem um novo país a bordo de um Chevrolet.

Estradas perdidas é assinada pela Commonwealth//McCann Bogotá (Divulgação)

O que o prêmio representa para a marca?

Para a marca Chevrolet, este Leão de Ouro em Cannes é um grande reconhecimento. Este projeto sintetiza o nosso propósito de marca, que nos permite encontrar novos caminhos, levando nosso slogan para a vida real.

Qual foi o principal diferencial criativo do trabalho

É uma demonstração de como podemos estar inseridos em um momento tão relevante para a sociedade de uma forma orgânica e natural.

Quais os resultados obtidos?

Tivemos um alcance de mais de 26 milhões de pessoas em 14 países.

Como analisa a participação do setor na premiação?

O setor automotivo historicamente sempre foi um grande protagonista nos Festivais, geralmente se destacou na categoria Cinema com ideias realmente diferentes, muito bem produzidas e executadas. Agora o setor é visto em muito mais categorias do que antes, tem uma presença importante em digital, e-commerce e marketing direto. Este setor sempre foi um catalisador da criatividade global. A competição acirrada o coloca em uma posição onde a diferenciação não é uma opção, mas uma obrigação e este é um impulso permanente para buscar sempre mais e melhores ideias e inovar em todas as formas possíveis.

Como a criatividade ajuda o setor a enfrentar os seus desafios?

Iniciativas como esta ajudam a demonstrar como a marca está profundamente inserida na vida das pessoas para liderar as mudanças que buscamos como sociedade.