O Cannes Lions anunciou, nesta terça-feira (26), mudanças no julgamento da área de Media do festival em 2013, que passa a ser dividido em dois estágios. No primeiro estágio, 40 jurados serão divididos em oito grupos de cinco pessoas – liderados por uma delas, considerada a “capitã” –, que se reunirão durante três dias para determinar o shortlist. Jack Klues, chairman da VivaKi e presidente do júri, acompanhará todos os grupos, mas sem poder de voto. Os jurados não terão votos computados para as peças que envolvam suas agências e seus países.
No segundo estágio, os “capitães” de cada grupo, ao lado de Klues, decidirão se as peças deverão ou não receber Leões de Ouro, Prata, Bronze ou Grand Prix. Os oito líderes serão Cheuk Chiang (OMG), Doug Ray (Carat), Dominique Delport (Havas Media), Jim Elms (Initiative Worldwide), Jim Vail (RJ Palmer), Melanie Varley (MEC Global), Masaki Mikami (Hakuhodo-DY Media Partners) e Richard Dunmall (Naked Communications).
“Ganhar um Leão é um dos maiores reconhecimentos na indústria e pode mudar a vida dos vencedores e de sua empresa. Constantemente, consultamos líderes da indústria e analisamos o feedback dos nossos presidentes de júri e jurados para garantir que nossas categorias reflitam as mudanças ocorridas na indústria e que nossos procedimentos de julgamento defendam a grande honra de ganhar um Leão”, declarou Terry Savage, chairman do Cannes Lions.