O foco central continua sendo, naturalmente, a criatividade. Como explica José Papa Neto, presidente do Cannes Lions, o festival segue acreditando que a criatividade é uma força para a mudança e para o bem, e que o palco de Cannes é feito para conectar, criar, trocar, inspirar, crescer e compartilhar. Com base isso, foi montada a programação para os cinco dias de um festival mais enxuto e focado este ano, que será realizado entre 18 e 22 de junho.
A apresentação dos nomes que estarão no evento foi feita nesta terça-feira (27) durante um bate-papo entre a curadora do conteúdo do evento, Charlotte Williams, e alguns deles – o brasileiro Fernando Machado, CMO Global do Burger King, Katy Alonzo, diretora de estratégia de grupo na Droga 5, Sarah Hofstetter, CEO da 360i e Tiana B. Holt, diretora da Faith Popcorn Brain Reserve.
Entre os nomes que estarão nos palcos do Cannes Lions estão ainda a atriz e escritora Issa Rae, embaixatriz da marca CoverGirl, a CEO do YouTube Susan Wojcicki, a vice-presidente de varejo da Apple, Angela Ahrendts, a CMO da Ikea Claudia Willvonseder, o vice-presidente do Creative Lab do Google, Robert Wong, o chief brand officer da Procter & Gamble Marc Pritchard, entre muitos outros nomes.
As palestras foram divididas em nove áreas de interesse: comunicação, craft, entretenimento, experiência, good, saúde, impacto, alcance e inovação. Em comunicação, por exemplo, a promessa é entregar os bastidores de cases, responder algumas das questões sobre o futuro da comunicação, destrinchar a diferença entre bom e excelente, e discutir o trabalho criativo colaborativo. Alguns dos nomes confirmados são Nick Law, que acaba de deixar a R/GA para assumir os rumos da criação do grupo Publicis, o CMO da Unilever, Keith Weed e a chief brand officer do Uber, Bozoma Saint John.
Durante a coletiva, em NY, na manhã desta terça-feira (27), o CMO do Burger King, Fernando Machado – que é presidente do júri de Effectiveness este ano – contou que pretende falar de cases de sucesso do anunciante (eleito o anunciante do ano em 2017) na apresentação intitulada “The rise of Hotvertising”. Para ele, o maior desafio é superar as ideias anteriores e ter sempre uma ideia ainda mais “blockbuster” e criativa.
Katy Alonzo, da Droga 5, levará o case da Cover Girl para os palcos. A estratégia atual, Unapology, tem como embaixatriz a atriz e escritora e editora da revista Allure, Issa Rae, que estará lá para comentá-la. Veja o filme:
Tor Myhren, vice-presidente de marketing e comunicações da Apple, estará na divisão “Experiência” das palestras, junto com o Secretário de Comunicação do Vaticano, Dario Edoardo Vigano, e o CEO da Wunderman, Mark Read, entre outros nomes. A ideia é discutir as experiências e conexões com marcas, mensuração e todos os temas relativos à esta perspectiva.
Um dos destaques da programação será a discussão sobre o futuro da masculinidade, em um painel a ser levado aos palcos pela Faith Popcorn Brain Reserve.
“Na Faith Popcorn nós focamos em uma pergunta essencial: se nós soubessemos tudo a respeito do amanhã, o que faríamos diferente hoje? Parece uma pergunta simples, mas não é. Por isso estamos entusiasmados e ao mesmo tempo também assustados com a exploração deste assunto. Estamos sempre prestando atenção em mudanças culturais, e para onde as marés estão indo”, disse Tiana B. Holt, diretora da empresa.
Segundo ela, as discussões em torno do assédio, entre muitos outros tópicos envolvendo diversidade de gênero apontam para novos arquétipos de masculinidade, e novas tendências no relacionamento entre homens e mulheres no mundo. O tema entra em pauta com a participação de um professor e sociólogo estudioso do tema, Michael Kimmel, a drag queen Violet Chachki e Amy Nelson, CEO da Riveter, plataforma de negócios para mulheres.