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Cannes Lions divulgou nesta terça-feira (4) os primeiros finalistas do festival. A premiação revelou os cases no shortlist de Glass: The Lion for Change; Innovation e Titatium. Os finalistas das categorias já divulgadas apresentarão seus trabalhos diretamente aos membros do júri, em frente a uma audiência ao vivo, de segunda-feira (17) a quarta-feira (19). O Brasil emplacou finalistas em Glass e Innovation, mas ficou de fora de Titanium.

Em Innovation, a lista traz 25 inscrições de 16 países, incluindo: Tailândia, China, Canadá, Dinamarca, Suécia, Argentina, Filipinas, Bélgica, Austrália, México, Rússia, Reino Unido, Brasil, Israel, Alemanha e EUA.

“A lista dos Leões de Inovação deste ano é uma essência empolgante de excelência criativa e estou feliz em ver o trabalho vindo de países em todo o mundo”, disse o presidente do júri Bill Yom, diretor global de criação da Cheil Worldwide.

Já em Glass foram 23 participações de 12 países, incluindo: Brasil, Canadá, Dinamarca, França, Alemanha, Islândia, Índia, Polônia, Suécia, Holanda, Reino Unido e EUA. Para Jaime Robinson, diretor de criação da Joan Creative e presidente do júri da área, os melhores trabalhos deste ano combinaram “histórias poderosas e ideias geniais”.

O júri de Titanium Lions, liderado David Lubars, diretor de criação mundial da BBDO, selecionou 20 trabalhos para serem apresentados ao vivo no Festival deste ano. As inscrições abrangem nove países, incluindo: Colômbia, França, Alemanha, Polônia, Espanha, Israel, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido e EUA. Em comunicado, Lubars lembrou que a categoria surgiu em 2003 após um pedido de Dan Wieden para “reconhecer um trabalho que fosse tão avançado, que era difícil encaixá-lo em uma categoria convencional”. O diretor da BBDO acredita que a lista dos finalistas faz jus aos desejos de Wieden.

Brasil

Em Innovation, o Brasil aparece com o case da Lew’Lara/TBWA para a Fundação Dorina Nowill para Cegos, especializada no atendimento às pessoas com deficiência visual. A campanha “Braille Bricks for All” já conquistou premiações importantes. Seu objetivo é ajudar crianças cegas e com baixa visão a aprender Braille de maneira lúdica e divertida por meio das peças de Lego. A marca, aliás, apoiou a ideia.

Além do case supracitado, a Ford também emplacou o tapete da acessibilidade para ajudar cadeirantes. O projeto foi desenvolvido em parceria com a agência GTB e o estúdio Code. O filme foi dirigido pelo Sala 12 e produzido pela Paranoid.

Já em Glass, o país surge representado pela Y&R que divulgou a Lei do Minuto Seguinte (Lei 12.845/2013) no intervalo das novelas da Globo sempre que uma personagem sofria abuso. O principal ponto da Lei é assegurar que os hospitais ofereçam às vítimas de violência sexual atendimento emergencial, integral e multidisciplinar gratuito.

Veja um dos vídeos feitos para divulgar a Lei:

Outro case finalista em Glass é o remake da Madre Mia Filmes para o filme “Meu Primeiro Sutiã”, criação de Washington Olivetto datada de 1987. Na versão de 2019, o vídeo feito para a Associação Nacional de Travestis e Transexuais foi protagonizado por uma trans. https://player.vimeo.com/video/331030634

Favoritos

O júri de Titanium dá pistas importantes sobre as campanhas que serão premiadas este ano.

Entre os finalistas, está o filme “Viva La Vulva”, da AMVBBDO Londres para a Essity, case que vem faturando prêmios por onde passa.

 “The Whopper Detour”, da FCB Nova York, também chega como favorito ao festival. O objetivo da camapanha era vender Whoppers a um centavo. Como? O consumidor só precisava ir ao McDonald’s:

https://player.vimeo.com/video/316189813

Outra que chega com força é “The Truth is Worth It”, da Droga5 para o The New York Times. A agência criou filmes que mostram o caminho da notícia e o que ela requer:

https://youtube.com/watch?v=6pNC76TS-CM

Um vídeo case que começa com o público queimando o produto do anunciante. A polêmica “Dream Crazy”, da Wieden+Kennedy Portland para a Nike, é uma das grandes favoritas de 2019.