Agência optou por devolver os prêmios dos cases 'Plastic blood', para a OKA Biotech, e 'Gold = Death', para a Urihi Yanomami
O Cannes Lions confirmou, nesta sexta-feira (27), a retirada do Grand Prix concedido à DM9 na categoria Creative Data pelo case 'Efficient way to pay', criado para a marca Consul.
A decisão foi tomada após a descoberta de que o filme enviado à competição utilizou conteúdo manipulado por inteligência artificial para simular resultados da campanha, violando as regras do festival.
Segundo comunicado oficial, a simulação induziu o júri ao erro, uma vez que o vídeo apresentava como reais eventos e dados que não ocorreram. "Isso prejudica a confiança depositada no trabalho por nossos júris e pela comunidade em geral", afirmou a organização do Cannes Lions.
O festival reforçou seu compromisso com a celebração da criatividade de forma “real, representativa e responsável”.
Além do Grand Prix, a DM9 optou por retirar ainda dois outros cases: 'Plastic blood', para a OKA Biotech – Ouro em Print –, e 'Gold = Death', para a Urihi Yanomami. Com isso, todos os prêmios atribuídos a essas campanhas também foram anulados.
“Todas as partes reconhecem que o nível de legitimidade não atende ao padrão necessário”, diz a nota.
A crise envolvendo a DM9 começou ainda durante o evento, após o recebimento de uma denúncia anônima com apontamentos sobre a veracidade do case premiado da Consul.
A mensagem apontava a edição de uma palestra TED para inserir falas que não existiram, a criação de um falso trecho de noticiário imitando a CNN, e a possível inclusão de consumidores fictícios. Também levantava suspeitas sobre o uso de IA para modificar vozes e vídeos de forma a enganar os jurados.
A campanha trazia uma proposta para o acesso a eletrodomésticos: o pagamento seria feito com base na economia gerada na conta de luz. Até então, o case havia garantido à DM9 o maior prêmio do festival, além de outros Leões na semana.
Como resposta ao caso, o Cannes Lions anunciou novas medidas para reforçar a integridade dos prêmios diante do uso crescente de conteúdos sintéticos. As mudanças incluem um código de conduta mais rígido, exigência de divulgação do uso de IA no ato da inscrição, uso de ferramentas de detecção de manipulações e a criação de um comitê especializado em ética e conteúdo digital.
Demissão de Icaro Doria
Ontem (26), a DM9 anunciou a demissão do CCO Icaro Doria. Em nota, a agência informou que a decisão foi tomada em comum acordo e encerra um ciclo iniciado em 2022, marcado por conquistas criativas relevantes e a consolidação de uma nova fase da DM9 no mercado brasileiro.