Dando continuidade ao projeto de se aproximar do maior número de players ligados à comunicação e criatividade ao redor do mundo, indo muito além da publicidade, o Cannes Lions inaugura uma nova área em 2014 – a 17ª a integrar a competição. Depois de lançar Design Lions em 2008, agora o festival terá também a divisão de Product Design Lions.

Com a nova área, o evento pretende reconhecer e premiar o “uso aplicado de produtos físicos como suporte à comunicação da essência das marcas, bem como seu uso para obter um impacto positivo na melhoria da vida das pessoas”, destaca o comunicado que apresenta a novidade. A opção vai de encontro a divisões comuns em premiações específicas de design ou festivais com maior aproximação ao tema, como o D&AD, uma vez que o Design Lions era mais voltado à aplicação do design a favor da comunicação – fosse em cartazes, pontos de venda ou projetos específicos.

O Product Design Lions terá quatro divisões principais. A primeira é Consumer Goods (ou Bens de Consumo), na qual o foco será o impacto visual do produto, bem como seu uso e a experiência dos valores da marca presentes por meio do design. Para a avaliação, serão levados em conta atributos como forma, função, resolução de problemas, inovação, produção e pesquisa. Já a segunda, Wellbeing and Environmental Impact (Bem estar e Impacto Ambiental), terá seu julgamento baseado na eficácia em oferecer soluções para problemas da vida real por meio de projetos ou processos de design, independentemente de possíveis resultados em marketing ou vendas.

A terceira separação da nova área é Solution (Solução), com foco na funcionalidade ergonômica e no dia a dia das soluções por meio do design. Completando o grupo de subdivisões está Interface, na qual estão sob julgamento o impacto visual das interfaces de usuários, bem como sua facilidade de navegação e capacidade de transmitir informações.

“A comunicação da marca tornou-se uma parte tão significativa do design do produto a ponto de um importante festival mundial reconhecer e celebrar as comunicações criativas que apresentem tais características. Fazer do Product Design Lions uma categoria independente em nossos prêmios não só reconhece a importância desta indústria em rápido crescimento, como também ajuda a definir um referencial e precedentes para a criatividade global”, destacou Terry Savage, chairman do Cannes Lions, ainda em comunicado.

Esta é a segunda grande novidade divulgada pela organização para a edição de 2014. No início da semana, o festival confirmou mudanças na área de Cyber Lions, a qual passa a receber as sub-categorias Branded Games, Branded Technology e Social (leia mais aqui). Além de Product Design Lions e Cyber Lions, completam a premiação Branded Content & Entertainment, Creative Effectiveness, Design, Direct, Film, Film Craft, Innovation, Media, Mobile, Outdoor, PR, Press, Promo & Activation, Radio e Titanium and Integrated.