O Cannes Lions dá continuidade à campanha que começou meses antes da edição do ano passado, intitulada “Great stories starts in Cannes” – ou “Grandes histórias começam em Cannes, em tradução livre. A iniciativa, idealizada e desenvolvida pela própria organização do festival, tem como meta mostrar que ideias, amizades, carreiras e até relacionamentos podem ter seu início durante o evento, trazendo relatos de muitos dos principais nomes da indústria mundial da comunicação como exemplos.
Na primeira edição, divulgada em fevereiro de 2010, estavam entre os participantes da ação profissionais como Bob Greenberg (R/GA), Fernando Vega Olmos (JWT) e Nick Brien (McCann Worldgroup), tendo Marcello Serpa (AlmapBBDO) como representante brasileiro. Desta vez, o país exporta a experiência de Fernanda Romano, sócia da Naked Brasil, entre as 11 novas histórias – das quais também participam David Droga (Droga5), Jeff Benjamin (JWT), John Hegarty (BBH), Dana Anderson (Kraft Foods), Rei Inamoto (AQKA), Matias Palm-Jensen (McCann-Erickson), Maria Luisa Francoli Plaza (MPG), Martin Sorrell (WPP), Sylvia Vitale Rotta (Team Créatif) e Mainardo de Nardis (OMD Worldwide).
Nas peças em que participa – anúncio e filme –, Fernanda fala dos conselhos recebidos por Bob Greenberg, chairman, ceo e cco global da R/GA, em uma de suas participações no Cannes Lions, mais precisamente em 2005, quando ainda estava na DM9DDB, agência que então recebeu o título de Cyber Agency of the Year. “Eu já tinha começado a conversar com o Bob sobre morar nos Estados Unidos, trabalhar com ele, em fevereiro ou março daquele ano. E, durante um almoço, uma das coisas que ele disse foi para pensar no que eu queria do futuro, que eu não iria querer acabar no 9º ou 10º andar do prédio de uma grande corporação. Seis meses depois, eu fui para a Lowe, em Nova York, e me instalei no 13º andar. Era mais ou menos o que eu tinha em mente: uma operação relativamente pequena, que tinha uma missão, mas… era no 13º andar. Bob nunca aprovaria aquilo”. (Confira o filme na página do propmark no YouTube.)
Entre outros relatos está o de Sorrell, ceo do WPP, que garante: “Clientes gostam de ganhar Leões também, porque Leões são evidência de criatividade e criatividade é que faz a preciosa verba de marketing dos clientes ir além”; e o de Hegarty, fundador e diretor global de criação da BBH, que diz: “Cannes é sobre fazer contatos. A primeira vez que eu fui para Cannes, no final dos anos 80, eu conheci Alexandre Gama e seus colegas brasileiros. Fiquei tão tocado com a paixão e o engajamento deles que acabei indo para São Paulo naquele ano. Resultado: a Neogama/BBH celebrará seu 13º aniversário em junho”.
Todas as histórias da nova safra que compõe a campanha podem ser conhecidas no site do Cannes Lions.