Cannes quer atrair turistas fora de época

 

Cannes é um destino bem conhecido dos brasileiros — especialmente daqueles envolvidos no mercado publicitário, sobretudo os criativos. Somente durante o Cannes Lions, a cidade localizada na Riviera Francesa recebe cerca de mil visitantes oriundos do país. Os outros 46 eventos de grande porte que a localidade do sul da França sedia somente em seu principal espaço, o Palais de Festivals — entre eles óperas e espetáculos de teatro, dança, e humor, além de feiras como International Luxury Travel Market (luxo), Cannes Magic Festival (mágica), Mipim (Feira de profissionais imobiliários), Cannes Shopping (moda), Festival d’Art Pyrotechnique (fogos de artifício), Festival De La Plaisance (mercado náutico), MipTV (conteúdo para TV), Mipcom (TV e entretenimento) e claro, o Festival de Cinema de Cannes — engordam significativamente a conta.

Atualmente, o Brasil é o sexto país a mais enviar pessoas a Cannes, atrás de França, Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha e Rússia. Dos nada menos de 2,5 milhões de turistas que passam pela cidade todos os anos, aproximadamente 150 mil são brasileiros, o que corresponde a 6% do bolo total. Mesmo assim, os profissionais ligados ao turismo do destino — que representa 55% de sua receita anual (incluindo aí a parcela de eventos e negócios), o equivalente a aproximadamente € 820 milhões — acreditam no potencial do país para engordar essa fatia. Para isso, iniciam um esforço a ser aplicado em várias localidades, mas que tem os brasileiros como um dos principais alvos, incentivando o público local a decidir por Cannes em suas próximas viagens ao destacar benefícios que possam ter passado despercebidos àqueles que a conheceram com a agenda cheia.

“A proposta é mostrar que Cannes é repleta de segredos, de elementos muito interessantes que mesmo aqueles que já foram à cidade, em eventos profissionais, podem ter deixado passar batido”, ressalta Isabelle Gainche, nomeada em janeiro como gerente de vendas e marketing de Cannes como destino turístico. A executiva veio a São Paulo na última semana com uma delegação de profissionais envolvidos com o turismo e os eventos da cidade, como o presidente do Palais des Festivals e vice-prefeito David Lisnard, além do diretor-geral do Majestic Barrière, Emmanuel Caux, e dos gerentes gerais François Chopinet, do Carlton, e Ziad Atrissi, do JW Marriott — representantes de três dos principais hotéis de Cannes.

A infraestrutura da cidade, somada à sua nobre localização, é um dos pontos de maior destaque na apresentação dos profissionais para convencimento do potencial público a ser recebido. “Há o lado glamoroso e luxuoso, conhecido por todos, mas nosso diferencial passa muito pela infraestrutura, que nos coloca de igual para igual com cidades como Barcelona, Dublin e até Londres”, garante Isabelle. “Hospedado em um de nossos hotéis, é possível acordar às 10 da manhã, ir almoçar no norte da Itália, passar a tarde nos cassinos de Mônaco, tomar um café em Nice e estar tranquilamente de volta em Cannes para um ótimo jantar”, acrescenta Atrissi.

Em números, o discurso se traduz em 115 hotéis com 7.500 quartos — com diárias começam em € 65 e ultrapassam os € 38 mil —, 480 restaurantes, 30 praias privativas e 30 opções de lazer entre cassinos, lounges, bares e baladas. Além disso, Cannes é central para destinos como os citados por Atrissi, assim como Saint-Tropez e um sem número de pequenas ilhas e vilas que carregam as mais variadas especialidades — de bons restaurantes a produção de vinhos ou campos de golfe. “Você pode ter diferentes destinos turísticos ficando em Cannes. Além disso, tudo na cidade está há uma distância que pode ser percorrida a pé, característica sem igual em outro grande destino turístico ao redor do mundo”, salienta Isabelle.

Outra função da investida dos profissionais de turismo é apagar o estigma de que Cannes só está ligada aos grandes eventos e ao luxo. “Temos muito em cultura, esportes, diversão e estilo de vida que foge totalmente do clichê da Cannes dos festivais. Somos um destino ideal para quem busca compras, gastronomia e belas praias privativas — elementos adorados por todos os brasileiros”, finaliza Isabelle.