A organização do Festival de Cannes acaba de publicar o Cannes Report, que revela a classificação oficial das agências por categorias, regiões, países e até mesmo cidades com base em seu desempenho no Cannes Lions 2010.
Uma novidade este ano foi a classificação dos diretores de criação, diretores de arte, redatores e diretores, com base no desempenho no número de Leões vencidos no Festival. Nesse quesito, dois brasileiros tiveram destaque: Luiz Sanches, diretor de criação da AlmapBBDO, de São Paulo, foi o profissional de criação com a maior classificação; e André Kassu, também da AlmapBBDO, como maior destaque em redação. A agência também se destacou, ficando em primeiro lugar na América Latina.
Em sua segunda edição, o relatório aponta que, globalmente, a Wieden +Kennedy Portland é a agência mais premiada dos Estados Unidos; Jung Von Matt Hamburg é a agência com maior cotação no EMEA; Leo Burnett Sydney é a número um na região Ásia Pacífico. EUA e Reino Unido permaneceram em primeiro e segundo lugar, respectivamente, como países mais premiados, com Brasil e Alemanha empatados em terceiro este ano.