The Refugee Jatoba, criada para Articulation of Indigenous Peoples of Brazil (Apib), é a peça brasileira com mais Leões na categoria
The Refugee Jatoba, da Africa para Articulation of Indigenous Peoples of Brazil (Apib), é a peça brasileira mais premiada em Outdoor. O trabalho ganhou um Ouro, uma Prata e um Bronze na categoria, que somou 174 finalistas apontados de um total de 1.809 inscrições no Cannes Lions 2022.
A agência liderada pelo copresidente e CCO Sergio Gordilho, a mais premiada da edição do ano passado, também levou Bronze com Unbreakable Courts, criada para Budweiser.
O Brasil submeteu 154 trabalhos, e ainda teve a brasileira Gabriela Hunnicutt, fundadora e partner da Bold, no júri liderado por Eugene Cheong, CCO da DDB Ásia.
Os representantes brasileiros na shortlist da categoria foram Africa (7), AlmapBBDO (6), além de Grey Brasil e VMLY&R, cada uma com um case listado.
O Grand Prix da categoria foi para o case Liquid Billboard, criado pelo Havas Middle East, de Dubai, para os maiôs da Adidas.
O Brasil lidera a quantidade de peças inscritas na América Latina com 1.930 trabalhos, alta de 31% em relação a 2021 (e 2020), quando inscreveu 1.472 trabalhos julgados à distância.
Globalmente, o Cannes Lions 2022 recebeu 25.464 inscrições de 87 países, queda de aproximadamente 12% ante a última edição, que totalizou 29.074 trabalhos vindos de 90 nacionalidades. As categorias com mais campanhas brasileiras inscritas neste ano são Direct (184), Social & Influencer (180) e Outdoor (154).