Case utilizou inteligência artificial para gerar imagens inspiradas nas paixões de pessoas diagnosticadas com autismo

A campanha “The autism jouney”, criada pela Africa Creative para a Vivo, foi a única peça brasileira premiada em Health & Wellness Lions. A campanha ganhou Bronze na competição. Os vencedores da categoria foram anunciados na manhã desta segunda-feira (19), pelo Cannes Lions, que acontece na França até a próxima sexta-feira (23).

“Pessoas no espectro autista têm dificuldade em se expressar. Suas famílias lutam para entender o que passa em suas cabeças e aproximá-los do mundo”, explica o videocase da ação.

Nina Lucato, diretora-executiva de criação da DM9: avalanche de trabalhos em torno da inteligência artificial (Divulgação)

O filme utilizou inteligência artificial para gerar imagens inspiradas nas paixões de pessoas diagnosticadas com autismo, permitindo aos familiares “entrar no mundo de quem você ama”. “Para a Vivo, digitalizar é aproximar”, diz o filme.

A estreante Nina Lucato, diretora-executiva de criação da DM9, representou o Brasil no júri. “Acho muito provável que veremos uma avalanche de trabalhos em torno da inteligência artificial e discussões sobre o limite entre o que é criatividade e o que é apenas uma ferramenta”, disse a jurada, confirmando as expectativas para os trabalhos.

O Grand Prix foi entregue para o case “The last performance”, criada pela Special, de Auckland, da Nova Zelândia, para o seguro de vida da Partners Life. Mel Routhier, chief creative officer (CCO) da VMLY&R de Chicago (EUA) presidiu o júri. "Esse case evidencia o uso criativo e inovador da mídia", disse Mel, que destacou ainda a diversidade dos trabalhos premiados. Bélgica e Porto Rico, por exemplo, ganharam Leões pela primeira vez.

A categoria somou 84 trabalhos inscritos pelo Brasil neste ano. No total, foram 1.297 inscrições em 2023 e 1.213 em 2022, quando o Grand Prix foi direcionado para a VMLY&R de Mumbai, na Índia, com o case “The killer pack”, para o produto contra insetos Maxx Flash. VMLY&R (“The virtual nodule”), AlmapBBDO (“The tiny pocket”), DarkKitchen (“Postpartum under pressure”) e Wunderman Thompson (“Dignity to flow”) foram as contempladas na competição do ano passado. Em 2023, 37 cases foram premiados.

Mel Routhier, chief creative officer (CCO) da VMLY&R de Chicago (EUA), presidente do júri de Health & Wellness Lions (Alexandre Oliveira)

Lions Health Grand Prix for Good
"Working with cancer" é o case vencedor do Grand Prix do Lions Health Grand Prix for Good.

Criado para Working with Cancer Pledge, do hospital Memorial Sloan Kettering Cancer Center (MSK), o trabalho é assinado por La Foundation Publicis, de Chicago (EUA), Publicis Conseil, de Paris (França), Le Truc e Digitas, de Nova York (EUA), e Publicis Groupe, de Londres (Reino Unido).  

Balanço
O Brasil inscreveu 2.037 peças na 70ª edição do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, aumento de 5,5% em relação aos 1.930 trabalhos submetidos no ano passado. Apesar da predominância de agências, as inscrições realizadas diretamente pelas marcas avançaram 18%.

Na comparação de 2021 com 2022, o crescimento havia sido de 31%. Em 2021, foram submetidos 1.472 cases julgados à distância à época devido à pandemia da Covid-19.

No resultado global de 2023, foram 26.992 inscrições de 86 países, alta de 6% ante 2022, quando o evento totalizou 25.464 inscrições de 87 nacionalidades. Em 2021, foram 29.074 peças de 90 nações. A queda havia sido de 12% na comparação de 2021 com 2022.

O Brasil se mantém como o terceiro país com mais inscrições no festival, atrás dos Estados Unidos (7.303) e Reino Unidos (2.201).