Área listou um total de 33 candidatos a Leão e 10 foram premiados

“Adlam - An Alphabet o Preserve a Culture” foi o vencedor do Grand Prix de Creative Business Transformation, criado pela McCann de Nova York (EUA) para a Microsoft.

O Brasil concorreu com apenas um finalista, “Beer power”, da Le Pub (Publicis) para Heineken, mas não levou nenhum troféu. O trabalho apresentou um outdoor que gelava a cerveja com energia solar. Conectado ao bar Brewteco, localizado na Gávea, durante o Rock in Rio 2022, a peça dizia "Este outdoor está gelando sua Heineken. Cheers".

Business Transformation Lions listou um total de 33 candidatos a Leão e 10 foram premiados. Justin Peyton, global head of emerging channels da Wunderman Thompson, presidiu o júri da categoria.

A categoria recebeu 251 inscrições neste ano. Foram 158 em 2022, quando a L&C, de Nova York (EUA), ganhou Grand Prix com “Piñatex”, para Dole Sunshine Company e Ananas Anam.

O Brasil inscreveu 2.037 peças na 70ª edição do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, aumento de 5,5% em relação aos 1.930 trabalhos submetidos no ano passado. Apesar da predominância de agências, as inscrições realizadas diretamente pelas marcas avançaram 18%. Na comparação de 2021 com 2022, o crescimento havia sido de 31%. Em 2021, foram submetidos 1.472 cases julgados a distância à época devido à pandemia da Covid-19.

No resultado global de 2023, foram 26.992 inscrições de 86 países, alta de 6% ante 2022, quando o evento totalizou 25.464 inscrições de 87 nacionalidades. Em 2021, foram 29.074 peças de 90 nações. A queda havia sido de 12% na comparação de 2021 com 2022.

O Brasil se mantém como o terceiro país com mais inscrições no festival, atrás dos Estados Unidos (7.303) e Reino Unidos (2.201).