Apesar do desempenho, o Brasil continua na liderança do ranking global, com o maior número de medalhas conquistadas entre todos os países participantes, 19
- Por Celinha Camargos
Young Lions Brazil, Especial de Cannes
O Brasil encerrou a sua participação na Young Lions Competitions, organizada pelo Festival de Criatividade Cannes Lions, desde 1995, sem nenhuma medalha. O melhor resultado foi obtido pela dupla Johann Stancik, diretor de arte na Greenz, e Angelo Giovanni, redator na 433 AG, com shortlist na categoria Print. O destaque deste ano foi a Alemanha, com um total de 3 medalhas, nas categorias Film, PR e Print.
Apesar do desempenho, o Brasil continua na liderança do ranking global, com o maior número de medalhas acumuladas entre todos os países participantes ao longo do tempo, 19. É seguido por Austrália, Canadá e Portugal, com 14, Alemanha e Itália, 13, e Nova Zelândia, 11.
Nesta edição, o país competia em cinco das sete categorias. Além de Stancik e Giovanni, em Print, participaram Enzo Roncari e Gabriel Rodriguez, em Design; Leticia Kohanoski e Leonardo Norato, em Digital; Carol Garcia e Laís Castro, em Marketer; e Gabriela Godoy e Heloisa Miro Cardoso, em PR.
A Young Lions Competitions 2022 teve 6 desafios criativos diferentes, contemplando temas de cunho social e ambiental, distribuídos entre as 7 categorias.
O desafio do briefing de Print, por exemplo, pedia uma solução para incentivar jovens a submeterem vídeos em um concurso, que faz parte de uma campanha antirracismo promovida pela Unesco.
"Criamos um anúncio que mostra uma barra de carregamento de vídeo do YouTube começando em um país e atravessando vários outros, como o roteiro de uma viagem. Optamos por um recurso familiar ao público-alvo apontado no briefing e mostramos que um vídeo na internet pode se espalhar e ajudar a fazer um mundo melhor", explicou Stancik.
"Foi um sonho realizado, que me fez aprender muito e com certeza vai ajudar a minha carreira a evoluir", afirmou Giovanni, ao comentar sobre a experiência na competição.
No Brasil, o Young Lions é uma realização do Grupo Estadão, com a organização de Emmanuel Publio Dias e da Redhook School.