Gabriela Rodrigues, da Soko, faz parte do júri de Strategy

Mulher lésbica e negra, nascida na Zona Leste de São Paulo, Gabriela Rodrigues é head de impacto da agência Soko e vai julgar as peças da competição Creative Strategy Lions.

Formada em publicidade, eletrônica e neurociência, ela tem passagens pela Lew’Lara\TBWA, Artplan, Wieden+Kennedy e Ogilvy. E integra o Global Growth Council de Cannes.

Valor
“Ser jurada em Cannes é ter o poder de dar um recado ao mundo: esse é o tipo de ideia que está sendo valorizada agora e merece ser expandida no futuro. É estar no poder para definir critérios e expandir a consciência global da comunicação. Mas, acima de tudo, é uma grande responsabilidade para com todas as pessoas que ainda não puderam ocupar esse espaço que ocupo hoje.”

Filtros
“Eu sou uma estrategista de impacto e defendo que a relevância social de uma ideia aumenta a força da mensagem e, como consequência, facilita a briga por atenção que vivemos hoje. Por isso, meus critérios são, sempre: ousadia e originalidade da ideia, relevância social da mensagem e protagonismo identitário na ficha. Se não há representatividade no time para sustentar a mensagem da campanha, a nota cai.”

Criatividade
“A junção entre criatividade e estratégia, que é algo muito falado, mas ainda pouco praticado na estruturação de grande parte das agências brasileiras. Aproximar as áreas e sobrepor criatividade e visão analítica constroem uma consciência macrofundamental para uma entrega de um produto criativo realmente inovador. Eu encaro da mesma forma que encararia nas demais categorias. No ano passado, por exemplo, fui jurada da categoria de mídia e vi cases que recriaram a lógica dos meios de uma forma muito criativa. Criatividade é uma forma de pensar, não um formato ou escopo específico de um time ou categoria.”

Jurada da área Creative Data Lions, Gabriela Rodrigues é head de impacto da Soko (Divulgação)

Imersão
“O julgamento de Cannes é muito bem estruturado. Recebemos um preparo prévio, fazemos treinamento sobre vieses inconscientes, nos reunimos com o júri por vídeo e, pelo menos um mês antes, julgamos grande parte das peças inscritas para que comecemos a ter um termômetro do que vamos encontrar no júri presencial. É fundamental fazer tudo com calma, um pouco a cada dia, para dar tempo ao tempo e para ir amadurecendo o critério da categoria.

Fundamental
“Ética e alinhamento com o espírito do tempo. Não há sentido em estudar tantos anos para encontrar um mercado com urgências totalmente diferentes dos problemas estudados nos cursos. E também não há sentido em produzir histórias para bilhões de pessoas que não conversem com o que elas enfrentam e buscam diariamente em suas vidas.”

Inovação
“Este ano, a inteligência artificial provavelmente será uma das maiores pautas de Cannes. Mas eu, sinceramente, só acompanho, observo e espero a próxima moda chegar. Enquanto as inovações não forem massivas, elas serão apenas legalzices tecnológicas. Eu acho divertido conversar com inteligências artificiais, mas você já tentou conversar com sua avó pra ver o tanto que vai aprender?”

Inspiração
“A urgência por mudança. No meu caso, a minha maior inspiração sempre foi a vontade de achar novos caminhos para a minha família ter mais acesso. Hoje, busco isso para mais famílias e uso a comunicação como meio de campo.”

Experiência
“Fui jurada de shortlist em 2022 do Cannes Lions e, em 2023, farei novamente parte do júri da premiação. Como jurada, também já avaliei projetos junto ao Clube de Criação de São Paulo e Gerety Awards. E sou professora da Miami Ad School. Gosto de criar projetos que comprovam a conexão entre impacto social e relevância de marca.”