Sócia-fundadora, Nohoa Arcanjo explica que criou uma camada de
análise que tem mais a ver com engajamento e tipo de diversidade

“Hoje não existe mais uma campanha de marca que não considere trabalhar com o marketing de influência. É preciso falar com a comunidade. Sem contar que o público mudou, não dá só para fazer anúncio, mídia e filme. As pessoas não querem ser interrompidas”. A fala é de Nohoa Arcanjo, sócia-fundadora da Creators LLC, plataforma de marketing de influência lançada em 2019 que conecta marcas e influencers. Hoje, conta com seis mil creators cadastrados.

Acelerada pelo Google, o rápido crescimento da startup (315% em 2022, na comparação com 2021) acompanha o ritmo de avanço do marketing de influência.  Segundo o estudo “Future of creativity”, da Adobe, feito em 2022, o número de criadores aumentou em mais de 165 milhões nos últimos dois anos, alcançando um total de 303 milhões de criadores, globalmente. Já a Influencer Marketing Hub estima que o mercado de criadores de conteúdo tenha um valor aproximado de US$ 104 bilhões.

A plataforma recebeu, inicialmente, investimento da Flagcx, rede independente de serviços de criação, e já passou por vários programas de aceleração do Google for Startups.

Nohoa conta que o processo de aceleração do Google envolve diversos programas, “tanto de tecnologia focados em cloud, onde estamos alocando nossa  machine learning para melhorar a curadoria de criadores de conteúdo, como também de liderança e cultura para deixar bases sólidas para uma empresa crescer de uma maneira escalável”.

Nohoa Arcanjo: “É preciso falar com a comunidade” (Divulgação)

No fim de 2020, a Creators recebeu também do Google investimento via Black Founders Fund, fundo que investe em empresas fundadas e lideradas por pessoas pretas. “Nós fomos uma das três primeiras startups na América Latina a receber esse investimento. É uma iniciativa muito importante, porque amplia um pouco o acesso a esse mercado tecnológico, que é muito elitista, cercado de privilégios. Às vezes eu me sinto como um elefante na sala”, diz ela.

Com foco no segmento enterprise, a Creators faturou R$ 20 milhões em 2022 e pretende dobrar esse resultado neste ano. A startup oferece serviços como curadoria e estratégia. Nohoa afirma que um dos diferenciais da Creators é trazer recorte étnico e social.

“Temos um formulário para o cliente responder, de onde sai a estratégia. Com essas informações, o nosso time faz um mapeamento com tags na plataforma. Tem tags de muitas coisas, não só numéricas, mas também étnicas e sociais, porque a gente acredita que esse é o nosso diferencial”, explica ela, que já foi executiva de marketing durante cinco anos na Pandora e se uniu ao marido, o publicitário Rodrigo Allgayer, do qual é sócia, para lançar a Creators.

Leia a matéria completa na edição de 5 de junho