Diretora de criação da Publicis, única brasileira entre os jurados de shortlist, avalia trabalhos de Film Craft

Deh Bastos é a única brasileira na lista de 197 jurados da shortlist de Cannes Lions deste ano. A diretora de criação da Publicis está no júri de Film Craft, que tem como objetivo “celebrar a arte na tela” e premiar os trabalhos que apresentarem habilidade técnica e destreza na produção e pós-produção, focando, principalmente, na execução.

Dentre os desafios do júri, Deh destaca a importância de uma criteriosa avaliação dos trabalhos inscritos. Além disso, a diretora de criação também contou ao propmark que os julgamentos já começaram de forma online. O júri da shortlist será o responsável pela seleção dos trabalhos que vão para a banca dos jurados da categoria, para que sejam definidos os cases que levarão para casa os Leões da premiação, que ocorre na Riviera Francesa, entre os dias 19 e 23 de junho.

Segundo a organização de Cannes, os cases inscritos devem “demonstrar filmagem excepcional, elevando uma ideia ou aprimorando a execução”. A seguir,
a jurada compartilha algumas de suas expectativas em relação ao festival e o que o mercado deve esperar dos trabalhos deste ano.

Expectativas
Sem dúvida nenhuma, minha expectativa está na troca entre as pessoas e em ter acesso aos trabalhos do mundo todo.

Perspectivas
Espero encontrar uma continuação do que já foi visto nos anos anteriores em Cannes: cases com resultados de impacto social e cada vez mais o uso de tecnologia como ferramenta de comunicação.

Deh Bastos, diretora de criação da Publicis (Divulgação)

Destaques
ESG como um todo tem sido uma agenda muito presente nas entregas de publicidade. Acredito que trabalhos com as temáticas preservação ambiental, equidade de gênero e raça continuem tendo uma presença forte por uma questão de demanda do target final, que tem escolhido cada vez mais consumir de marcas que tenham um propósito social atuante.

Como funciona o júri
O júri de shorlist já se reuniu online, com todos os jurados e o presidente do júri da sua categoria. Depois disso, recebemos a orientação de como devemos realizar a avaliação e aos poucos vamos recebendo lotes de cases para avaliar. Ao fim, o júri presencial já terá acesso ao que foi previamente selecionado.

Ganho
O jurado de shortlist ganha a credencial de delegado para o evento que acontece no fim de junho, a Publicis vai custear minha ida e estou ansiosa para viver Cannes presencialmente.

Critérios
Film Craft é uma categoria muito exigente, porque a entrega técnica precisa ser muito bem feita em toda a execução do filme. Existe um manual de júri que nos ajuda a analisar em avaliação os trabalhos inscritos.

Preparação
Tenho estudado ainda mais sobre o tema e consumido conteúdos que possam fortalecer o olhar criterioso que cada processo de avaliação deve ter. Além disso, conversar com pessoas do mercado também é muito importante.

Destaques
O desejo, um filme da Alemanha de 2022, foi Grand Prix e realmente é tecnicamente perfeito, entrega roteiro contextualizado (pandemia), fotografia, trilha e direção de arte em apenas 4 minutos.

GP de Film Craft
Cannes Lions representa o mais alto nível de criatividade, logo os trabalhos vencedores precisam contemplar todos os critérios para ser
referência para todo o mundo.

Desafios
Fazer uma criteriosa avaliação dos trabalhos inscritos para entregar o melhor para a banca de jurados presenciais. É preciso ter um repertório amplo e contextualizado para que os trabalhos certos passem para shortlist.