Inteligência artificial possibilita aos pacientes da doença de Parkinson treinar expressões faciais utilizando terapia de exercícios diários

“Scrolling therapy”, da Dentsu Creative de Buenos Aires (Argentina), Chicago e Nova York (EUA), ganhou o Grand Prix da categoria Pharma Lions. O trabalho foi produzido pela curitibana The Youth com pós-produção das conterrâneas Canja Audio Culture e Colossal.

A ideia premiada traz uma ferramenta digital baseada em inteligência artificial que possibilita aos pacientes da doença de Parkinson treinar expressões faciais utilizando terapia de exercícios diários.

Os dados que embasam a campanha mostram que 89% dos pacientes têm dificuldade de reproduzir expressões faciais. Exercícios diários com a duração de 45 minutos podem retardar esses sintomas, mas apenas 3% dos pacientes aderem a esse hábito.

A categoria premiou cases reconhecidos pela coragem em promover conversas a respeito de temas complexos. "O vencedor de Grand Prix une ciência, emoção e criatividade para ajudar a mudar a realidade dos pacientes", ressalta Joshua Prince, CEO global de professional group da Omnicom Health Group, que presidiu o júri de Pharma Lions.

Com 354 inscrições em 2023 e 298 em 2022, a categoria contou com apenas dois trabalhos submetidos pelo Brasil. No total, foram 13 premiados neste ano. O vencedor do Grand Prix de 2022 foi a campanha ‘I will always be me’, da VMLY&R New York (EUA) para a Dell Technologies & Intel.

“Temos produtoras de som com CNPJ ‘brazuca'” e alcance global. Se somassem só os Leões das produtoras de áudio brasileira, seria um dos ‘países’ mais premiados em todas as edições”, comenta Lucas Sfair, fundador e diretor criativo da produtora de som paranaense Canja Audio Culture, que além de participar da pós-produção do case vencer de Grand Prix é jurado de Radio & Audio Lions.

Joshua Prince, CEO global de professional group da Omnicom Health Group, presidiu o julgamento de Pharma (Alê Oliveira)

Balanço
O Brasil inscreveu 2.037 peças na 70ª edição do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, aumento de 5,5% em relação aos 1.930 trabalhos submetidos no ano passado. Apesar da predominância de agências, as inscrições realizadas diretamente pelas marcas avançaram 18%. Na comparação de 2021 com 2022, o crescimento havia sido de 31%. Em 2021, foram submetidos 1.472 cases julgados à distância à época devido à pandemia da Covid-19.

No resultado global de 2023, foram 26.992 inscrições de 86 países, alta de 6% ante 2022, quando o evento totalizou 25.464 inscrições de 87 nacionalidades. Em 2021, foram 29.074 peças de 90 nações. A queda havia sido de 12% na comparação de 2021 com 2022.

O Brasil se mantém como o terceiro país com mais inscrições no festival, atrás dos Estados Unidos (7.303) e Reino Unidos (2.201).