"The Unfiltered History Tour", da Dentsu Índia para a Vice Media, ganhador em três categorias, "Social & Influencer", "Brand Experience & Activation" e "Radio&Audio

Os jurados da edição do Festival de Criatividade Cannes distribuíram 31 Grand Prix ao longo dos cinco dias do evento. O trabalho mais reconhecido com o cobiçado prêmio foi "The Unfiltered History Tour", da Dentsu Índia para a Vice Media, ganhador em três categorias, Social & Influencer, Brand Experience & Activation e Radio&Audio.

A campanha usou Realidade Aumentada em filtros de Instagram e áudios imersivos para fazer correções históricas sobre as peças presentes no British Museum, obtidas pela Grã-Bretanha de forma ilegal. A ação reconta a história de 10 obras a partir dos próprios povos de quem foram retiradas.

Outras três estratégias saíram do Palais com mais de um GP. "Data Tienda", da DDB México para We Capital, uma ação para que mulheres descanbarizadas conseguissem crédito, a partir da criação de um banco de dados das informações coletadas por lojas e mercadinhos de bairro com os seus registros, conquistou Glass e Data Creative.

"Hope Reef", da AMV BBDO de Londres para a Sheba Pet ganhou em Media e Industry Craft. A marca de ração de gatos resolveu investiu na restauração dos recifes de corais, começando pela costa da Sulawesi, na Indonésia, e ‘plantou’ estruturas de aço para proteger os corais, de forma a construir a palavra 'hope', à medida que corais renascessem.

E "The Breakaway: The First Ecycling Team for Prisoners", criada pela BBDO da Bélgica para a Decathlon, levou PR e Creative Strategy. A ação, feita durante a pandemia, estruturou um campeonato de ciclismo indoor com times compostos por homens que estavam em uma prisão do país.  

Entre os países, as grandes ideias foram lideradas por agências dos Estados Unidos, com 11 prêmios; da Índia e da Inglaterra, ambos com 5; do México, Emirados Árabes Unidos, Bélgica e Alemanha, todos com 2; e ainda Austrália e Suécia, com 1. O Brasil não reconhecido com GP nesta edição.

Abaixo, os filmes com cada iniciativa.

Social & Influencer, Brand Experience & Activation e Radio&Audio

Creative Data e Glass
"Data Tienda", criada pela DDB México para We Capital

Media e Industry Craft
"Hope Reef", da AMV BBDO de Londres para a Sheba Pet

PR e Creative Strategy
"The Breakaway: The First Ecycling Team for Prisoners", criado pela BBDO Bélgica para Decathlon

Titanium
"Long Live the Prince", criada pela Engine de Londres para a Kiyan Prince Foundation

FILM
“Super Human”, criaçaõ da 4Creative de Londres para o Channel 4

“Escape From the Office”, criação da Apple Sunnyvale e Smuggler Central de Los Angeles

Sustainable Development Goals Lions
“The Missing Chapter”, criação da Leo Burnett de Mumbai para a P&G

Grand Prix for Good
“Save Ralph”, criação da The Human Society dos Estados Unidos para a Human Society International

Creative B2B
"Speaking in Color", criação da Wunderman Thompson de Minneapolis para Sherwin-Williams

Mobile
"Real Tone", criado pelo Google Mountain View/ T Brand Studio de Nova York, W+K de Portland e GUT Miami para o Google

Innovation
"One House to save many", criação da Leo Burnett de Sidney para a Suncorp Group

Creative Effectiveness
"Contract for Change", criado pela FCB Nova York e FCB Chicago para a Michelob Ultra

Creative Ecommerce
"Thighstop for Wingstop", criado pela Leo Burnett Chicago para Wingstop

Creative Business Transformation
"Pinatex", da L&C para Dole Sunshine Company & Ananas Anam

Film Craft
"The Wish", criada para Serviceplan Germany para a Penny

Entertainment for Sport
"Nike Sync", criada pela R/GA de London para a Nike

Entertainment for Music
"This Is Not America", Doomsday Entertainment de Los Angeles e Sony Music Latin Miami para Residente

Entertainment
"Eat a Swede", criada pela McCann de Stocolmo para a Swedish Food Federation

Digital Craft
"Backup Ukraine", criado pela Virtue Worldwide para Unesco e Blue Shield Denmark

Design
"Portuguese (Re)Constitution for Penguin Books", criada pela FCB Lisboa para Companhia Das Letras e Penguin Random House Grupo Editorial

Health&Wellness
“The Killer Pack”, criado pela VMLY&R de Mumbai, na Índia, para a Maxx Flash

Farma:
“I Will Always Be Me”, da VMLY&R de Nova Iorque para a Dell Technologies e Intel

GP for Good
“Lil Sugar... Master of Disguise”, da Area 23 de Nova York para Hip-Hop Public Health

Outdoor:
"Liquid Billboard", criado pelo Havas Middle East para a Adidas

Print & Publishing
"The Elections Edition", da Impact BBDO, de Dubai, para o Annahar Newspaper