Media.Monks, GUT SP e Wieden+Kennedy foram as agências brasileiras premiadas
Media.Monks, GUT SP e Wieden+Kennedy foram as únicas agências brasileiras premiadas na categoria de Creative Strategy Lions – todas conquistaram Bronze.
Case da W+K para Budweiser, ‘Bring Home the Bud’ – que também teve participação da Africa Creative – nasceu da proibição da venda de cervejas nos estádios da Copa do Mundo no Catar, no ano passado. Com base nisso, a empresa decidiu presentear o campeão do Mundial com o estoque de cerveja que seria destinado ao evento.
A decisão foi compartilhada pelo perfil oficial da marca no Twitter um dia após o comunicado da Fifa sobre o veto das vendas. "Novo dia, novo Tweet. O país vencedor fica com as Buds. Quem vai pegá-los?", perguntou a marca – no caso, foi a Argentina.
A Media.Monks, dona de outro Leão de Bronze na categoria, foi premiada pelo trabalho ‘The Pride Research’, para Havaianas. Trabalho esse que nasceu da proibição do governo brasileiro, em 2022, de fazer perguntas sobre a população LGBTQIA+ no censo demográfico.
A fim de amenizar a situação à época, o governo então decidiu abrir números de uma pesquisa nacional de saúde de 2019, na qual mostrava que o país tinha 2,9 milhões de pessoas LGBT no país. Mas a Havaianas, em pesquisa realizada, comprovou que, na verdade, o número chega a 15,5 milhões no Brasil.
Por fim, a GUT SP venceu com ‘The best-seller Constitution’ para o Mercado Livre. O case partiu dos atos golpistas de janeiro deste ano, quando milhares de manifestantes da extrema-direita invadiram o Palácio do Planalto, em Brasília, em uma ameaça à constituição federal.
Com base nisso – já na manhã seguinte ao ocorrido –, a GUT e o Mercado Livre disponibilizaram a Constituição Federal com 99% de desconto com o objetivo de valorizar a democracia do país. Resultado: em menos de 12 horas, a iniciativa ganhou as manchetes em todo o país e 100% do estoque foi vendido em quatro horas.