Festival deste ano tem início no próximo dia 20, que marca o retorno à riviera francesa após dois anos
O Cannes Lions vive a expectativa do retorno presencial. Mas sem descartar o acesso digital na plataforma Membership. A pandemia afetou a lucratividade, diz o chairman Philip Thomas, que ainda esclarece que o lucro voltará a partir de 2022.
Ainda de acordo com o executivo, o festival deste ano está construído em cima dos pilares Sustentabilidade; DE&I; Talento; Dados e Tecnologia; Transformação de negócios e Eficácia criativa.
“Estamos comprometidos em revisar nossos critérios, aumentar a transparência sobre a representação no país”, afirma Thomas.
Quais são as expectativas para o retorno do Cannes Lions presencial?
Há um verdadeiro sentimento de reencontro. Todos estão ansiosos para se reunir novamente; os humanos são seres sociais e o retorno do Cannes Lions físico é um momento para a indústria se reunir - de todos os cantos do mundo - de uma maneira que eles não conseguiam fazer há mais de dois anos.
O modelo será híbrido?
Os membros do Lions terão acesso digital. Eles poderão acessar conteúdo dedicado por meio da plataforma Membership, incluindo prêmios e shows de destaques do festival e conteúdo sob demanda.
O que muda e o que fica em relação ao evento online de 2021?
Para aqueles que não podem comparecer, o Lions Membership continua sendo a plataforma que une nossa comunidade remotamente e permite que eles acessem o Cannes Lions digitalmente. Qualquer pessoa que acesse o Cannes Lions digitalmente se beneficiará da premiação e dos destaques do festival, bem como da transmissão ao vivo da premiação e do conteúdo sob demanda de nossos palcos.
O que foi feito na versão online seguirá na versão física?
Eventos físicos e digitais oferecem oportunidades diferentes. O Cannes Lions Live do ano passado foi um sucesso em termos de trabalhar dentro das restrições que tínhamos, mas agora podemos reunir a indústria fisicamente novamente, o festival presencial é sobre maximizar as oportunidades.
Qual é o modelo de negócios ideal para o Cannes Lions nesta era digital, onde as transformações nunca param?
Em 2021 anunciamos o lançamento de nossa marca master, Lions. Ele reuniu as partes díspares do que o Lions oferece há algum tempo, seja nossos serviços de consultoria para marcas que desejam melhorar a criatividade e a eficácia de seu marketing, a associação ao Lions, o benchmarking do Global Creativity Report, a inspiração e celebração dos festivais que realizamos, cursos de treinamento durante todo o ano ou o digital do The Work. Sabemos como a criatividade pode ser poderosa, e a plataforma Lions foi projetada para equipar nossa comunidade com suporte, ferramentas e insights para melhor entender e adotar a criatividade transformacional.
A remuneração da Ascential pelo evento é satisfatória?
O Lions tem a sorte de ter o apoio da Ascential e de estar dentro de seu forte portfólio de marcas que maximizam o impacto do marketing.
A rentabilidade diminuiu nestes dois anos?
Naturalmente, vimos uma queda no lucro sem o evento físico ocorrer desde 2019. Em 2021, a receita do Lions foi muito mais forte, um indicador da força do portfólio de produtos Lions que existe o ano todo e fora do festival.
A recuperação será já em 2022?
O Cannes Lions fornece uma boa verificação de temperatura para a indústria, então espero ver nossa recuperação se movendo de acordo com isso. O que vale a pena notar é que os níveis de atendimento estão acompanhando atualmente em linha com 2019 - um forte indicador de que as coisas estão indo na direção certa.
Que lições foram aprendidas neste período de dois anos da pandemia?
Ao lançar a marca principal Lions, aceleramos nossa estratégia de negócios existente. Há algum tempo, nossos clientes nos pedem suporte durante todo o ano, para ajudá-los a realizar suas aspirações criativas e permitir que sigam em frente. Então, acho que, como muitas empresas, aprendemos o poder de ser ágil, dominamos a capacidade de pivotar e usamos a criatividade diante das restrições que a pandemia trouxe. É incrível pensar agora que o Lions Live (que teve mais de 80.000 pessoas envolvidas) foi criado em apenas alguns meses.
O Lions se tornou uma plataforma para a criatividade ficar além dos dias presenciais do festival e ser um ambiente anual como o modelo de assinatura da WGSN?
Absolutamente. A marca principal Lions e seu portfólio de produtos existem para apoiar a comunidade de marketing criativo durante todo o ano.
Qual será o tema central do Cannes Lions 2022? E por que essa opção?
O programa é construído em torno de seis áreas prioritárias, conforme identificado pela comunidade global de marketing criativo por meio do Estudo do Estado da Criatividade do Lions. Milhares de pessoas participaram e identificaram os principais problemas enfrentados pela indústria global. Assim, os temas deste ano são: Sustentabilidade; DE&I; Talento; Dados e Tecnologia; Transformação de negócios e eficácia criativa.
E como esse tópico agrega valor à indústria global de comunicação?
Ao usar a indústria para identificar os desafios que eles estão enfrentando, podemos ter certeza de que Cannes Lions fornece a plataforma para as maiores mentes criativas do mundo se unirem para abordá-los coletivamente, agir, encontrar soluções e impulsionar o progresso por meio da criatividade.
Como o metaverso será incluído na agenda de conteúdo do Cannes Lions?
Dentro do tema Data & Technology, haverá conteúdo de WGSN, R/GA e Twitter em todo o metaverso; particularmente como as marcas podem crescer e existir neste mundo.
E como a indústria de games, que se tornou mais robusta que Hollywood, será tratada no Cannes Lions 2022?
No ano passado, os games foram um grande tema que surgiu dos vencedores do Lions e não espero que isso mude este ano; está transformando a forma como as marcas interagem com os consumidores e é uma área que continua a crescer em ritmo acelerado. Temos a Activision Blizzard no palco pela primeira vez, com seu CMO Fernando Machado, ex-Burger King, olhando para o futuro das marcas e games.
O que prevaleceu na escolha dos jurados?
Equilibrar fatores, incluindo holding, rede, país e especialização, bem como conquistas anteriores de Leões. Até o momento, alcançamos uma boa representação e inclusão em nível global, mas reconhecemos que ainda temos um caminho a percorrer com representação em nível específico de país. Estamos comprometidos em revisar nossos critérios, aumentar a transparência sobre a representação no país e garantir que os júris em nível de país sejam representativos da sociedade.
E quais são as diretrizes para o júri?
O papel do júri é extremamente importante - o resultado de seu trabalho define a referência global em excelência criativa e não é uma tarefa fácil! O presidente do júri dará o tom para o júri - como eles querem trabalhar e o que desejam alcançar - mas, do nosso lado, é crucial que as diretrizes e instruções fornecidas pelo Lions preparem os jurados para serem capazes de fazer um trabalho eficaz. Há alguns anos trabalhamos com a Unstereotype Alliance para atualizar as diretrizes para o processo de julgamento; eles exortam os membros do júri que revisam as inscrições enviadas aos prêmios, para observar se o trabalho perpetua estereótipos negativos e desigualdades. Tudo isso, é claro, apoiado por uma tecnologia de julgamento sofisticada e exclusiva.
Quais são as expectativas para as categorias B2B Lions e Commerce Lions?
O Creative B2B Lions está em construção desde 2013, mas sempre tentamos acertar o momento, para que os prêmios reflitam o setor e estejam alinhados com suas necessidades. Tendo visto um aumento no trabalho B2B ganhando Leões e com muitos na indústria acreditando que um Leão especialista elevará o nível criativo da disciplina, decidimos que agora é o momento do B2B ter seu próprio foco no mercado criativo global. Ampliamos o Creative Commerce Lions para refletir as diferentes áreas emergentes do comércio e garantir que seja relevante e alinhado com um cenário em rápida mudança. Com essas áreas, os júris trabalharão para definir o novo padrão nessas disciplinas e mal podemos esperar para ver o resultado.
Como o Cannes Lions está abordando a diversidade?
Além do nosso DE&I Global Growth Council for Progress, temos sessões com The Geena Davis Institute on Gender in Media, Harris Reed, Black Executive CMO Alliance (BECA), Issa Rae e muitos outros, todos focados em como a indústria pode avançar e conduzir a DE&I até o seu núcleo.
E as questões climáticas?
Será abordado em iniciativas como Ad Net Zero, da Ad Association sediada no Reino Unido que visa que todos os anúncios sejam líquidos zero até 2030; com iniciativas como essa, sabemos que temos a responsabilidade de usar nossa plataforma para reunir players globais para se comprometerem com seu objetivo simples, mas poderoso.
Para onde vai o Cannes Lions?
O retorno físico é sobre um festival proposital e mais focado, mas também mais acessível. A pandemia realmente democratizou o evento e mais gente da indústria conseguiu se envolver com o Lions nos últimos dois anos, como nunca antes. Isso é algo que queremos construir - sabemos que quanto mais vozes tivermos em nossa comunidade, mais relevantes seremos como marca. Que é fornecer esse ponto de contato para o Lions e a comunidade criativa mais ampla ao longo do ano.
Como Cannes Lions vê mercados emergentes como o Brasil?
Continuo maravilhado com a energia criativa e a paixão da indústria brasileira. No ano passado, São Paulo foi classificada como a terceira cidade mais criativa do mundo e, desde 2013, o Brasil está consistentemente classificado entre os três principais países mais criativos do mundo. É realmente um desempenho incrível que não mostra sinais de desaceleração.
Qual o peso do Brasil no festival?
A presença dos brasileiros no Lions - júris, delegados e o trabalho - é tão importante para o festival e simplesmente não seria o mesmo sem essa comunidade.
Como combinará as funções de CEO da Ascential Events, que organiza o Lions, com a Ascential Intelligence?
Recentemente, reunimos algumas das marcas Ascential em uma divisão que lidero como CEO de Intelligence & Events. No entanto, continuo presidente do Lions - nunca poderia me afastar disso, amo demais a marca e tudo o que ela representa!