Sócio da LePub é jurado na categoria Creative Strategy Lions

Sócio e CSO da operação brasileira da LePub, marca do Publicis Groupe, Aldo Pini atua em estratégia desde 1999 e acumula passagens por agências como Africa Creative, Grey, Bullet e BFerraz.

Ele afirma que em sua trajetória teve o privilégio de contribuir para marcas que fazem parte da cultura dos brasileiros, entre as quais Heineken, Brahma, Vivo e Heinz.

“Sempre acreditei que a melhor estratégia é aquela que conecta negócio com cultura - e que gera impacto real na vida das pessoas”, afirma. Ele será o representante brasileiro na competição Creative Strategy Lions do festival este ano.

Benchmark
Amo analisar o comportamento humano e sou muito guiado pela cultura — o que está acontecendo nas ruas, na música, nas conversas, nos memes, tudo aquilo que de fato importa para as pessoas. Também me inspiro em profissionais que têm coragem de quebrar padrões, em muitos dos talentos com quem trabalho e trabalhei diariamente, e, claro, nos estrategistas que prepararam o mercado para nossa área ter a relevância que tem hoje, como Rita Almeida, Marlene Bregman, Ken Fujioka, Ana Cortat, Carla Sá e Jurandir Craveiro, entre outros.

Júri
Recebi a indicação com alegria e aquele frio na barriga bom. Cannes sempre foi um espaço onde aprendi muito sobre o poder da criatividade. Estar agora do outro lado, ajudando a reconhecer o melhor pensamento estratégico do mundo, é uma honra gigante. E fazer isso no ano em que o Brasil é Country of the Year torna tudo ainda mais simbólico.

Aldo Pini, CSO da operação brasileira da LePub, marca do Publicis Groupe (Divulgação

Treinamento
Estou estudando os trabalhos da minha categoria com bastante atenção
e ouvindo experiências de quem já passou por isso. Acredito que o bom jurado não é apenas aquele que chega com repertório, mas, também, com a cabeça aberta. Quero estar com o olhar limpo, sem viés criativo ou regional, valorizando ideias que realmente merecem o reconhecimento.

Área
Para mim, Creative Strategy é a categoria que valoriza a intenção por trás da ideia. Onde se avalia o pensamento estratégico que deu origem à criatividade — se ele é legítimo, relevante, bem construído. Ela mostra que estratégia e criatividade não são opostas, mas sim, partes do mesmo processo. E que grandes ideias não nascem por acaso. Ela força as marcas a olharem para dentro, entenderem seu papel na cultura e agirem com mais responsabilidade. Creative Strategy não é sobre planejar campanhas, é sobre construir marcas relevantes a longo prazo. Isso implica incluir, escutar e se posicionar de maneira coerente com o que o mundo espera das empresas hoje.

Leia a entrevista na íntegra na edição do propmark de 9 de junho de 2025