Veremos insights culturais, o tal do zeitgeist, e insights humanos, atemporais

A jurada de Creative Strategy Lions é Sumara Osorio, chief content officer e chief strategy officer de Colgate-Palmolive na VML Latam. “A descrição dessa categoria fala sobre celebrar a ideia por detrás da ideia, ou seja, como o planejamento estratégico teve um papel fundamental para reinventar uma marca ou um negócio, impactar as pessoas e influenciar a cultura”, define Sumara, que acompanha essa premiação desde 2019, quando a área foi lançada pelo festival. “Mas a oportunidade agora é única porque poderei compartilhar da visão de outros profissionais, e essa discussão é de um valor incalculável”, declara.

Sumara Osorio: importância de uma estratégia criativa para qualquer disciplina (Divulgação)

Significado
A descrição da categoria de Creative Strategy Lions fala sobre celebrar a ideia por detrás da ideia, ou seja, como o planejamento estratégico teve um papel fundamental para reinventar uma marca ou um negócio, impactar as pessoas e influenciar a cultura.

Sentido
Essa definição resume a razão de existir de um planejador e, por isso, os vencedores da área ditam os novos parâmetros de excelência em estratégia pelos próximos anos, e para milhares de profissionais da indústria da comunicação ao redor do mundo.

Parâmetros
A categoria considera critérios como a definição excepcional do desafio, dada a importância de um problema bem definido para a obtenção de sucesso de uma determinada campanha. Leva ainda em conta os pensamentos e descobertas disruptivas e o potencial transformador da solução encontrada, além do nível de bravura e de ruptura com os padrões do mercado apresentados pela marca.

Emoção
É claro que existe um componente emocional na decisão, assim como em toda decisão de consumo que influenciamos como planejadores. Falo da sensação que sentimos quando somos impactados por uma campanha que nos tira o fôlego e nos faz pensar em voz alta: “OMG, o que é isso! Faria tudo para ter tido essa ideia”.

Leia a matéria completa na edição de 13 de maio de 2024