'O Uniforme que Nunca Existiu' e 'Dicionário de uma palavra só' estão entre os escolhidos

Dos 109 trabalhos selecionados na shortlist de Design, o Brasil tem cinco cases classificados: 'Rio Carnival - New Brand', da Tatil, 'The Polygraph', da AlmapBBDO para a CNN Brasil, 'O Uniforme que Nunca Existiu', da TracyLocke (atual DM9) para Centauro, 'National Museum & Mantis Project', da AlmapBBDO, e 'O Dicionário de Uma Palavra Só', da BETC Havas para Hershey's.

'O Uniforme que Nunca Existiu', que, até o momento, também está na shortlist de Glass, é uma homenagem a Aída dos Santos, a única mulher na delegação brasileira dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 1964. Criada em uma comunidade de Niterói (RJ), ela seguiu sozinha para o outro lado do mundo sem dinheiro, treinador e uniforme.

Mesmo assim, diante de tantas adversidades, ela voltou com a quarta posição no salto em altura, o melhor resultado individual de um atleta brasileiro por mais de 30 anos. E para jogar luz nessa história, a Centauro convidou uma estilista que criou as peças que deveria ter acompanhado Aída em suas competições, inspiradas na trajetória da ex-atleta.

Da BETC Havas para a Hershey's, o 'Dicionário de Uma Palavra Só'  é uma campanha que faz parte da plataforma de empoderamento HerShe, da marca. A ideia veio quando cliente e agência descobriram que a palavra 'sororidade' não constava nos principais dicionários da língua portuguesa.