'O Uniforme que Nunca Existiu' foi desenvolvido pela Tracylocke para a Centauro

O Brasil tem um representante no shortlist de Glass, divulgado nesta sexta-feira (10) pela organização do Cannes Lions: 'O Uniforme que Nunca Existiu', case da Centauro feito pela Tracylocke – hoje, DM9.

Ao todo, 16 trabalhos foram selecionados para a lista final.

'O Uniforme que Nunca Existiu' é uma homenagem a Aída dos Santos, a única mulher na delegação brasileira dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 1964. Criada em uma comunidade de Niterói (RJ), ela seguiu sozinha para o outro lado do mundo sem dinheiro, treinador e uniforme.

Mesmo assim, diante de tantas adversidades, ela voltou com a quarta posição no salto em altura, o melhor resultado individual de um atleta brasileiro por mais de 30 anos. E para jogar luz nessa história, a Centauro convidou uma estilista que criou as peças que deveria ter acompanhado Aída em suas competições, inspiradas na trajetória da ex-atleta.

Esse foi o primeiro trabalho brasileiro numa shortlist da edição deste ano do Cannes Lions. Em Titanium e Innovation, categorias que tiveram os seus finalistas divulgados nesta quinta-feira (9), o país não teve nenhuma peça selecionada.

No ano passado, o Brasil conquistou o primeiro GP de Glass da história, com 'I Am', da VMLY&R para o Starbucks. A ação vencedora tocava num ponto essencial às pessoas trans, que têm dificuldade para retificar seus nomes. Por isso, no Dia Nacional da Visibilidade Trans, a agência transformou Starbucks em um local para eles fazerem essa alteração sem tanta burocracia.