ECD e diretora de cultura da FCB, Anna Martha Silveira está no júri de Mobile

Anna Martha Silveira, diretora-executiva de criação e diretora de cultura da FCB Brasil, é uma das 15 brasileiras que estarão entre os jurados no Cannes Lions deste ano.

Mobile Lions é a categoria que, como disse, considera bastante técnica e bem diversa. “São trabalhos criativos com viés de engajamento com o social”, afirmou a criativa da agência.

Expectativas
Acredito que cada vez mais o festival vem trabalhando para unir criatividade e resultados – tanto em construção de marca quanto em geração de negócios. Este ano deve significar um avanço ainda maior nessa direção. Além disso, a diversidade do corpo de jurados, que podemos perceber inclusive pelos nomes brasileiros, deve ter uma influência significativa nas discussões.

AR e VR
A edição deste ano deverá vir já aditivada pela inteligência artificial, além de muitos trabalhos navegando por AR e VR. E isso deve ser bastante evidente numa categoria como Mobile Lions. Será importante discutir as possibilidades criativas que a tecnologia nos oferece e como utilizar isso dentro de padrões eticamente aceitáveis. Acredito que veremos muitos trabalhos orientados para responsabilidade social e ambiental, mas em uma perspectiva mais ampla do que nos anos anteriores.

Temáticas
Imagino que ainda veremos muitos trabalhos navegando em questões sociais e ambientais – o que acho importante, visto a responsabilidade de influência na cultura que a propaganda exerce. Mas talvez vejamos mais iniciativas nesse campo conectadas verdadeiramente ao negócio das marcas e não apenas a causas.

Mobile Lions
É uma categoria bastante técnica e bem diversa. São trabalhos criativos,
de inovação e tecnologia, além de terem um viés de engajamento com o social bastante presente. Hoje, tudo cabe na palma da mão e o que vamos julgar é a síntese do que há de mais novo, ousado e inovador para o mais simbiótico dos canais de comunicação. Isso se reflete no próprio corpo de jurados. Não são apenas criativos julgando essa categoria. Vemos muita gente de inovação e de tecnologia, que, com certeza, têm uma visão diferente e complementar à minha. Também temos pessoas de diferentes continentes, o que traz um ambiente culturalmente diverso.

Preparação
Eu estou estudando os trabalhos que foram premiados em edições anteriores do festival e conversado com criativos que já fizeram parte do júri em Cannes. Além disso, já tivemos conversas entre os jurados deste ano. No mais, eu tenho lido mais sobre os diferentes usos das tecnologias que nós vamos avaliar em mobile em outras áreas para além da comunicação.

Trabalho perfeito
Posso citar “My line”, do Google Colômbia, “Lessons in Herstory” e “Code of conscience”.

Requisitos para vencer
Precisa ser um trabalho que fale por si só, que empolgue e seja inovador, além de ser muito bem cuidado e executado, com atenção a cada detalhe. E, principalmente, que se sustente mesmo quando Cannes passar, que tenha relevância e seja um farol para onde a criatividade pode se desenvolver.