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Um Papai Noel careca. É assim que o bom velhinho aparece na campanha de Natal de Canon deste ano. Assinado pela Dentsu e produzido pela Bossa Nova Films, o filme mostra o conceito “Tem momentos que a gente guarda para sempre” e a mensagem de como pessoas comuns transformam vidas no final de ano.

Em “Uma Visita Inesquecível”, José Salomão, que é Papai Noel há 11 anos, ficou careca pelas pequenas mãos de pacientes do Hospital Itaci (Instituto de Tratamento do Câncer Infantil), ligado ao Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Quando ele começa a cortar o próprio cabelo, as crianças o ajudam, encantadas com a atitude dele ficar igual a elas. Fotos da transformação e das crianças com o Papai Noel foram impressas e penduradas na parede formando uma árvore de Natal com imagens.

A agência atende Canon desde 2012 e, segundo Filipe Cuvero, VP de criação Dentsu Creative Group, desde 2014 a empresa tem buscado histórias e situações reais em suas campanhas. “Antes focávamos no público de fotografia. Mas percebemos que Canon não interessava só a quem é entusiasta, amador ou profissional de fotografia. Vimos que ‘pessoas comuns’ queriam câmeras bacanas para fotografar momentos importantes, como aniversários, viagens, festas etc”, lembra.

Nessa campanha, a agência se preocupou especialmente em ter a abordagem correta e respeitar o momento das crianças, e contou com o apoio de uma jornalista que conversou com elas. A transformação do Papai Noel com ajuda dos pequenos foi pensada a partir da dificuldade que esse momento é para elas. A ideia do personagem começar a cortar e deixar que as crianças continuassem, participassem e permitissem a mudança era importante. “Elas viram o Papai Noel careca igual elas. A surpresa foi incrível, elas fizeram fila para participar. Foi muito natural. E não tínhamos noção do poder que isso teria”, diz.

Cuvero reforça que ao trabalhar com pessoas e emoções genuínas, as histórias e as reações sempre surpreendem em todos os sentidos. Ele acredita que o movimento de campanhas com pessoas reais deve se acentuar e outra tendência é ter situações reais captadas. “As pessoas querem se identificar com as histórias. Quando criamos momentos especiais com pessoas de verdade a identificação é maior, as pessoas se emocionam mais e a conexão com o consumidor é mais fácil.”

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O filme também tem depoimentos de funcionários, pais e médicos. Na filmagem, nem todos sabiam de tudo. O hospital sabia da visita do Papai Noel e as crianças achavam que seria filmada uma festa de final de ano. Apenas o Papai Noel sabia que rasparia o cabelo.

A campanha estreou no último final de semana no Brasil e na América Latina e, além do vídeo, terá três histórias reais de pessoas que transformaram o Natal de outras famílias. Uma é a do Papai Noel Caiçara, Cesar Heckler, 64 anos, que desde 2010 assumiu a função de Papai Noel da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). A outra é de Tatiane Ramalho, 38 anos, que criou o Laços Sonoros, onde dá aulas de educação musical e musicoterapia. E a terceira é sobre Fátima Labigalini, de 70 anos, que recebeu para o Natal uma família de refugiados da Síria, composta por um casal e mais quatro filhos.

Tânia Abe, supervisora de marketing da Canon no Brasil, destaca a época do Natal como um momento importante para se fazer o bem e inspirar pessoas a isso. “É como trabalhamos no dia a dia na Canon e faz parte da nossa filosofia corporativa, Kyosei, viver e trabalhar em conjunto para o bem comum”, afirma.

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Campanhas para emocionar

O filme ‘Visita Inesquecível” segue a mesma linha criativa de suas campanhas anteriores e busca emocionar com histórias e personagens reais. Nos últimos anos a empresa fez campanhas com as histórias de um senhor que ia passar o primeiro Natal no asilo e de um bombeiro que ia trabalhar na data. “Temos experiência com pessoas de verdade e precisamos sempre tratar de um jeito muito especial, como uma experiência e não só uma filmagem”, diz Cuvero.

O publicitário comenta que as campanhas de Canon sempre movimentam a agência, que já espera o que será feito. “Eu lembro dos personagens e toda vez me emociono. A agência toda estava muito envolvido, todos querem saber, todos ajudam. Nessa arrecadamos brinquedos para levar ao hospital. Todo ano é uma emoção muito grande”, conta.

 FICHA TÉCNICA

Título: Uma visita inesquecível
Anunciante: Canon Brasil
Agência: Dentsu Brasil
Presidente: Mario D’Andrea
VP de Criação: Filipe Cuvero
Head de Arte: Christian Faria
Head de Redação: Murilo Torezan
Head de Inovação: Kojiro Tanoue
Direção de Arte: Raphael “PH” Almeida
Redator: Marcelo Romko
VP Operações e Negócios: Mauro Rabello
Atendimento: Patricia Campello, Márcia Uvo
Mídia: Gabriel Cardoso, Igor Andrade Rocha
Estratégia: Flávia Spinelli, Daniel Iacobucci, Miguel Souza
RTV: Juliana D’Antino, Virginia Machado
Produtora: Bossa Nova Films
Direção: Georgia Guerra-Peixe (Joca)
Produção Executiva: Eduardo Tibiriça, Moa Ramalho
Coordenação de Produção: Merilyn Salvatierra
Atendimento: Priscila Miranda, Paula Alves
Assistente de Atendimento: Natália Wandel
Coordenação de Pós Produção: Valquiria Pacheco
Finalização / Pós Produção: Bossa Nova Films
Produtora de Áudio: Cabaret
Maestro: André Henrique
Produção Musical e Sonoplastia: Guile Oliveira
Mixagem: Gab Scatolin
Atendimento: Ingrid Lopes
Aprovação Cliente: Katsuya Iseki, Tânia Abe, Flávia Costa

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