A parceria de sucesso entre a Carbon – uma empresa de tecnologia californiana especializada em impressão 3D – e a Adidas para criar o primeiro tênis de alta performance desenvolvido com a nova tecnologia foi tema de um dos painéis do SXSW. Dara Treseder, CMO da Carbon, relatou a estratégia adotada para impulsionar a marca durante o último Super Bowl e o grande desafio de criar um tênis com a Adidas.  O Sports Scientist da Adidas, Paul Francis, explicou que como sua obsessão é performance, a ideia de desenvolver um produto em 3D tinha que, naturalmente, levar isso em conta.

“Não há mapa para criar algo novo, do zero. Por isso, unir-se a especialistas é essencial. E no caso da Carbon, eles sabem como trabalhar em projetos do gênero, com seus percalços, suas dificuldades. Inovação deixa as pessoas desconfortáveis, em geral. E para inovar, de nada adiantam 400 anos de experiência”, relatou.

A CMO da Carbon contou que a empresa desenvolveu um capacete em resina impresso em 3D que absorve choques para os atletas da NFL, e que acabou servindo de plataforma para impulsionar a marca durante o último Super Bowl através de vídeos na web, ativação dentro do estádio e um projeto bem amarrado de PR.

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Segundo Dara, inovação disruptiva é aquela que leva as pessoas a transformar comportamentos. Sua área de atuação atua exatamente nisso, ajudando empresas a agregarem a impressão 3D aos seus produtos com o intuito de melhorá-los. Segundo ela, ainda está longe o momento em que as pessoas poderão imprimir seus próprios tênis em casa – por hora, apenas protótipos podem ser impressos caseiramente, pois produtos feitos em larga escala demandam uma expertise muito específica. A empresa – que também atua fortemente na área de saúde e bem estar – tem se preocupado em desenvolver produtos sustentáveis, como resinas para uso na área dental que sejam recicláveis.

“Nosso objetivo é desenvolver produtos cada vez mais mais duráveis e sustentáveis”, concluiu.

Cobertura patrocinada por BETC/HAVAS