Nada mais chato quando se está no bar ou restaurante do que não ser atendido ou ficar com o braço em riste aguardando “ad eternum” que um garçom apareça. A Tablet Commerce, empresa com atuação em tecnologia e publicidade digital, desenvolveu uma maneira de acabar com isso: o “Cardápio Digital em iPads”, oferecendo um conjunto de informações e publicidade.
O serviço se resume a disponibilizar todo o cardápio, com fotos, preços e opcionais, no dispositivo da Apple, posicionado em cada mesa do bar e/ou restaurante. No futuro, vídeos deverão estar disponíveis, assegura a empresa. Os clientes escolhem as suas opções, o pedido segue para a cozinha e os garçons aparecem somente para entregar o produto. O fechamento da conta e a forma de pagamento também são feitos tecnologicamente.
A ferramenta, lançada em novembro, está disponível em três espaços: Bar Jordão, no Anália Franco; Temakeria Paulista, no Tatuapé, e o Bar Brahma do Shopping Mooca. Até o final do ano, deve estar presente em mais de 100 estabelecimentos, com três mil telas, começando pela instalação em dois espaços de cada zona da capital paulista, de acordo com Fernando Chiarotto, diretor de marketing da Tablet Commerce. Enquanto isso, de acordo com ele, a empresa já recebe solicitação para instalar o serviço em Manaus, no Amazonas.
Quando não está em uso, o tablet exibe notícias do portal Terra e anúncios publicitários. No Bar Jordão, onde a reportagem do propmark esteve para acompanhar o funcionamento do serviço, peças e até vídeos de anunciantes locais eram exibidos. O investimento para anunciar na ferramenta gira em torno de R$ 3 mil mensais. Desenvolvida nos últimos dois anos, a plataforma ganhará interatividade nos próximos meses, aproximando mais os clientes dos produtos anunciados ou jogos, a depender da proposta do anunciante, projeta o diretor. O serviço suporta até 30 anúncios, sendo quatro de patrocínios máster, garantindo ao menos seis inserções no período de uma hora. Chiarotto afirma que o número não deve exceder 19 peças.
Além disso, a Tablet Commerce analisa vender também o espaço em que aparecem os produtos. Em bebidas, por exemplo, o primeiro item poderia ser de uma determinada marca. Nos poucos meses de experiência, a empresa já detectou que os produtos que mais se destacam nas vendas são os que despontam na tela quando o cliente aciona determinada categoria. “Podemos trabalhar de forma agressiva, aproximando os clientes”, explicou o diretor. O acesso à internet pode ser incorporado, assim como o iThorpe, um sistema de mensagens entre as mesas para potencializar contatos (também com publicidade), mas ambos serão cobrados.
“Podemos segmentar em nível extremo de precisão, fazer ações localizadas”, diz, prevendo a expansão do sistema. Segundo o executivo, a empresa tem mantido contato com grandes e médias agências. Com a operação nos três espaços, a publicidade representa 50% do faturamento. O objetivo é alcançar 80% com propaganda.
No Bar Jordão, segundo Márcio França, gerente da casa, as vendas registraram crescimento em torno de 20%, impulsionadas por um serviço mais rápido. “Ganhamos no atendimento. Às vezes, com o bar muito cheio, não conseguíamos dar a atenção necessária”.