O jornal O Globo realizou a quinta edição de seu estudo “Marcas dos Cariocas”, em parceria com o Grupo Troiano, que traça um retrato das marcas mais lembradas por quem vive no Rio de Janeiro a partir de uma pesquisa de opinião pública. O resultado é um ranking de marcas  dividido em 39 categorias de negócios, entre elas shopping center, cerveja, luxo, supermercado, e uma especial intitulada “A Cara da Copa do Mundo”, que mostra as marcas que mais se associaram ao evento esportivo mais importante do ano.

Aspectos relevantes para a escolha de uma marca foram pontuados, e os resultados respeitam a distribuição da população da área metropolitana do Rio de Janeiro, com base em dados fornecidos pelo IBGE.

As marcas recordistas do estudo – líderes desde 2010 – são Itaú (Bancos), Volkswagen (Automóvel), Petrobras (Postos de combustível), Cultura Inglesa (Escola de idiomas), Brastemp (Eletrodomésticos), Omo (Limpeza da casa), Pacheco (Farmácias), Sundown (Protetor solar), Barrashopping (Shopping center), Kibon (Sorvete), Visa (Cartões de crédito), Natura (Respeito ao meio ambiente), Nike (artigos esportivos), Tok & Stok (Móveis e decoração), Rede D’Or (Clínicas e hospitais), Vivo (Operadora de celular), Unimed (Plano de saúde) e TAM (Companhia aérea).

As marcas com as quais os cariocas mais se identificam são Havaianas, Kibon, Adidas, Matte Leão e Coca-Cola.  Na categoria Respeito ao consumidor, as cinco mais são, nessa ordem: Apple, Samsung, Nestlé, Natura e Brastemp. Em Respeito ao meio ambiente: Natura, O Boticário, Nestlé, Samsung e Sony. As marcas consideradas “A cara da Copa do Mundo” foram Adidas, Nike, Sadia, Coca-Cola e Itaú. As marcas de luxo mais citadas foram Rolex, Lacoste, Ferrari, Louis Vuitton e Armani. Em supermercados, despontaram Guanabara, Carrefour, Extra, Pão de Açúcar e Zona Sul e em Fast food: Subway, McDonald’s, Spoleto, Burguer King e Bob’s. O ranking de sites de compras tem nas cinco primeiras colocações Americanas.com, Ponto Frio, Submarino, Walmart e Mercado Livre.

Foram realizadas  na primeira fase 2089 entrevistas, que geraram uma média de 510 respostas para cada categoria. Na segunda fase, cada entrevistado foi exposto a sete categorias, seguindo um sistema de rodízio randômico no qual todas as categorias e marcas eram expostas equitativamente. As marcas foram apresentadas apenas nominalmente e os entrevistados avaliaram as que conheciam. Essa amostra foi de 2.344 entrevistas feitas via questionário online. As cinco dimensões de marca consideradas foram qualidade, preço, respeito, identidade e evolução, que os entrevistados colocaram em ordem de importância, chegando-se a um índice que é a média de quanto cada marca foi associada a cada uma das cinco dimensões, ponderada pela importância relativa das mesmas.

Ranking

Academias de ginástica – Bodytech

Agências de turismo – CVC

Alimentos congelados – Sadia

Artigos esportivos – Nike

Automóveis – Volkswagen

Bancos – Itaú

Cartão de crédito – Visa

Cerveja – Antarctica

Clínicas e hospitais – Rede D’Or

Computador – Apple

Companhias aéreas – TAM

Cosméticos – Natura

Eletrodomésticos – Sadia

Eletroeletrônicos – Samsung

Escolas de Idiomas – Cultura Inglesa

Farmácias – Pacheco

Fast food – Subway

Higiene pessoal – Natura

Limpeza da casa – Omo

Luxo – Rolex

Moda feminina – C&A

Móveis e decoração – Tok&Stok

Operadora de celular – Vivo

Planos de saúde – Unimed

Postos de combustível – Petrobras

Produtos infantis – Johnson & Johnson

Protetor solar – Sundown

Refrigerantes – Coca-Cola

Seguros – Porto Seguro

Shoppings – Barrashopping

Sites de compras – Americanas.com

Sorvete – Kibon

Supermercados – Guanabara

TV por assinatura – Sky

Universidades – PUC-Rio