Uma mistura de emoção e razão. Foram esses os tons da palestra de Carlos Wizard Martins, fundador do Grupo Multi Educação e da escola de idiomas Wizard, e que, recentemente, adquiriu 100% da rede de franquias Mundo Verde. Ele foi o responsável por abrir, na manhã deste sábado (8), o 5º Fórum de Empreendedores, que é realizado pelo Lide no Hotel Grande Hotel Senac, em Águas de São Pedro (SP). O empresário listou sete passos para ter sucesso no empreendedorismo.

 

De acordo com Wizard, o primeiro ponto é se esquecer do passado e dos planos que não deram certo. “Zere os seus problemas e tudo aquilo que não deu certo, esqueça o passado e foque no futuro”, avisou. As próximas dicas são: aumentar a autoestima, determinar o valor do seu salário, ter um time de profissionais de qualidade, saber poupar, ser “amigo” do dinheiro e buscar o que ele chamou de origem divina. “O Brasil, muito diferente de outros países, é o lugar das oportunidades”, afirmou.

 

O Grupo Multi Educação teve início em 1987 com a fundação da rede Wizard. O sucesso no negócio rendeu ao empresário 3 mil escolas no Brasil e no mundo e um milhão de alunos por ano. Recentemente, Carlos Wizard vendeu sua participação no Grupo Multi para a rede de ensino britânica Pearson por R$ 1,7 bilhão.

 

Agora, Wizard é dono da Mundo Verde, rede de lojas de produtos naturais. “Depois que você realiza os seus sonhos, é normal você descobrir que tem sonhos maiores ainda para serem realizados”, contou. A meta para 2018 é de alcançar 650 lojas e um faturamento de R$ 1 bilhão.

 

Sobre ter migrado da educação para o varejo, Carlos Wizard diz não entender muito do assunto. “Eu não entendo muito de varejo, mas sei como contratar pessoas competentes para administrar o negócio”, garantiu. Já em relação à visão que o mercado internacional tem sobre o Brasil, ele revelou a insegurança jurídica. “Além disso, eles têm muitas dúvidas sobre a questão tributária do nosso país”, disse.