Paduardo/SPTuris

De acordo com a estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o Carnaval 2019 deve movimentar R$ 6,78 bilhões. Os números representam alta de 2% na receita das atividades econômicas envolvendo os setores de serviços turísticos no país.

A data, que já é a segunda para o setor hoteleiro, também reforça a economia com a contratação temporária de 18,4 mil pessoas. O segmento de serviços e alimentação é apontado como o responsável por cerca de 78% das oportunidades geradas.

Ainda de acordo com o CNC os Estados do Rio de Janeiro (R$ 2,1 bilhões) e de São Paulo (R$ 1,9 bilhão) vão ser responsáveis por 62% da movimentação financeira durante a folia, seguidos por Minas Gerais (R$ 615,5 milhões), Bahia (R$ 561,9 milhões), Ceará (R$ 320 milhões) e Pernambuco (R$ 217,6 milhões). Os demais estados, juntos, contabilizam pouco mais de R$ 1 bilhão de reais.

Marcas põem seus blocos na rua

Além de impulsionar diversos setores da economia, a data é também uma oportunidade para as marcas. Este ano, o Carnaval de rua de São Paulo superou o do Rio de Janeiro em número de blocos. Somando os finais de semana de pré e do carnaval, 391 blocos já passaram pela cidade. A Prefeitura estima que até o próximo final de semana, 9 e 10 de março, cinco milhões de pessoas passem pela cidade.

O valor do patrocínio também bateu recorde e foi o maior da história da capital paulista. A Arosuco Aromas e Sucos, subsidiaria da Ambev, investiu R$ 16,1 milhões, na festa e esteve presente nos trios elétricos, placas de concentração, pórticos, triedros e infláveis. A Skol foi a marca do Carnaval na capital pelo terceiro ano seguido e ganhou novos parceiros em 2019: iFood e Uber.  

A Ambev também esteve em Belo Horizonte, Salvador, Recife, Rio de Janeiro e Florianópolis.

Outras marcas como Hering, Jeep, Dorflex e Absolut realizaram ativações nos blocos e camarotes por todo o país. (relembre aqui).