Faltando pouco mais de duas semanas para o Carnaval, as marcas já começaram a divulgar suas ativações para o período de folia. São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador concentram a maioria das atividades, que vão agitar os blocos de rua, camarotes e avenidas.
Confira algumas das ativações:
Veloe
A Veloe é um dos patrocinadores do Carnaval de Salvador 2020. Em parceria com a Transalvador (Superintendência de Trânsito de Salvador), a marca empregará a sua tecnologia de tags para facilitar o acesso dos residentes às zonas de restrição de veículos onde ocorrem os circuitos dos trios elétricos.
Os pórticos construídos pela Veloe, que dão acesso aos circuitos, contêm antenas e câmeras de OCR (sistema de reconhecimento óptico de caracteres) para leitura das tags afixadas nos veículos, além de câmeras de monitoramento. A tecnologia fornece controle de acesso automático aos moradores.
“São quase dez dias de folia, com mais de três milhões de pessoas diariamente nas ruas, explorando a cidade de outra forma. Estar presente na festa é uma oportunidade excelente de entregar nossa proposta e mostrar que a tecnologia da Veloe vai muito além de pedágios e estacionamentos”, diz André Turquetto, diretor de Marketing e Produtos da Alelo.
Trink
A Trink, marca que pertence a Parati, patrocina pela primeira vez o carnaval de rua do Rio de Janeiro e de Florianópolis. A folia começa no dia 9 de fevereiro na Cidade Maravilhosa, junto com a estreia do bloco Carnaval Square, comandado pela cantora Claudia Leitte.
Os personagens da campanha fazem parte do reposicionamento da marca planejada e criada pela KTBO Brasil. Já a ativação foi desenvolvida pela agência ONZE com o objetivo de aproximar a marca dos consumidores e proporcionar uma experiência diferente durante os meses de verão.
“É uma novidade tanto para a marca, como para a categoria de refrescos em pó como um todo, na qual Trink vem quebrando paradigmas e ampliando cada vez mais sua atuação no país. Sendo assim, para essa campanha escolhemos inovar trazendo as mascotes e apostando em uma comunicação mais leve e divertida semelhante com essa época do ano”, afirma o diretor de Marketing Mercosul da Kellogg/Parati, Damian Pirichinsky.
Piraquê
A Piraquê investe em nova ação de reforço do seu posicionamento “A receita é ser original”, em ações focadas no carnaval. Com ativações no Rio de Janeiro e em São Paulo, a estratégia mantém sinergia com a plataforma “Piraquê Wear”, criada no fim do ano passado a partir do social listening da marca, que trouxe ousadia e inovação ao estampar roupas e acessórios com icônicos elementos de repetição, como Goiabinha, Presuntinho, Cracker Gergelim e Leite Maltado.
As ações começam no sábado (08), no CarnaUOL, em São Paulo, com ativações tanto na pista, quanto no camarote. A marca contará com um time de influenciadores circulando pelo Festival, com acessórios Piraquê Wear. Além disso, ocorrerá sampling de produtos, distribuição de bolas show, aplicação de tattoos de pele e a Cabine “Piraokê”, atração em que o participante terá a experiência de cantar em um estúdio.
No Rio de Janeiro, Piraquê é patrocinadora do Camarote CarnaUOL Nº1. Como parte das ações, a marca estará presente no evento que marcará o início do carnaval carioca: a Feijoada Camarote CarnaUOL Nº1 “Dudu Nobre”, em 22/02, com sampling de produtos. Todas as ações foram idealizadas pela Lew’Lara\TBWA, em parceria com a agência OutPromo, responsável pela Live MKT e por executar todas as ativações.
Marisa
A Marisa apresenta a coleção desenvolvida especialmente para celebrar o Carnaval. Entre os produtos disponíveis estão bodys, hot pants e tops, sutiãs de tule com patchs, acessórios de cabeça, strass e cílios coloridos para os olhos, adesivos para rosto e corpo, pochetes, meias arrastão, entre outros.
Criada pela agência Africa, a coleção convida as clientes a irem para os bloquinhos de rua com a hashtag #VouProBloco, alternativa para curtir os dias de folia que vem se tornando cada vez mais popular nas cidades brasileiras. A campanha traz o universo e o vocabulário típicos da época para falar sobre os produtos de um jeito divertido.
A estratégia de comunicação conta investimento em mídia e ações nas redes sociais – Instagram e Facebook – que darão destaque para as tendências trabalhadas pela Marisa na nova coleção. Ela já está disponível em todas as lojas da rede, assim como no e-commerce.
O Boticário
A partir do próximo sábado (08), a marca abre o Lounge Intense na estação Faria Lima do Metrô, em São Paulo, para retoque gratuito de maquiagem. O Lounge estará aberto ao público com maquiadores a postos das 8h às 16h. Quem estiver a caminho de algum dos blocos vai conhecer os lançamentos da linha Intense Carnaval.
Entre as novidades da linha Intense Carnaval, está o Power Glitter Multifuncional, que conta com partículas de ecoglitter. Outro lançamento é o Delineador Peel Off azul, com partículas metálicas e acabamento vinil. E os Batons Líquidos Superfix Tint com acabamento mate e transfer proof.
Fit Dance
A FitDance vai promover uma série inédita de ações colaborativas para o carnaval. Dentre elas, está uma sequência de lives no Youtube, totalizando 22 horas de cobertura ao longo do feriado. A transmissão vai exibir os trios da Barra-Ondina, principal percurso de Salvador, com patrocínio máster da rede de academias Smart Fit, a maior da América Latina.
“É muito especial participar da maior ação online do carnaval, ainda mais com a primeira transmissão sendo em Salvador, onde a FitDance nasceu e começou a se tornar o que é hoje”, comenta Fabio BigBoss, CO-CEO da empresa. Para ampliar o alcance, a live também será transmitida em canais de dois influenciadores.
Para preparar os foliões para o carnaval, a FitDance e a Smart Fit vão lançar aulas com as principais coreografias de 2020. A partir de segunda-feira (10), o canal vai disponibilizar uma aula por dia, além de uma live com danças ensinadas ao vivo.
Camarote Bar Brahma
O Camarote Bar Brahma contará com um cassino em pleno Sambódromo do Anhembi. O ‘Cassino Clandestino’ terá uma decoração totalmente retrô e lúdica. Para entrar no espaço, o folião será convidado a passar por uma boca de palhaço gigante. Lá dentro irá encontrar uma mistura de Las Vegas com o Cassino da Urca, moeda própria e muitas outras surpresas.
Latam
As ações da companhia aérea englobam uma campanha nacional de comunicação e patrocínios focados no Rio de Janeiro. A Latam vai patrocinar o CarnaUOL, em São Paulo, além do Baile da Vogue e do Camarote CarnaUOL Nº1, no Rio de Janeiro.
“Reforçar a nossa marca nesses destinos é um movimento bastante natural, principalmente em grandes eventos como o Carnaval, que aproxima as pessoas no maior espetáculo cultural da América Latina”, diz Igor Miranda, diretor de Vendas e Marketing da Latam Airlines Brasil.
Também já está no ao ar a campanha “Ei, você aí, qual seu Carnaval?”, que coloca o cliente Latam no centro da festa. As peças foram criadas pela Graphene IPG (WMcCann + E/OU – MRM), agência da holding Interpublic dedicada exclusivamente às ações de marca do Grupo LAatam Airlines, e o plano de mídia tem foco em redes sociais e mídias digitais, além de ações para o público interno da companhia aérea.
Trident
Para esse ano, a marca apresenta o novo conceito “Destrava, tem Trident”, que traduz a intenção de ajudar o público a destravar a folia – seja na atitude, no comportamento ou nos looks.
A Trident desenvolveu uma coleção exclusiva de bodies e em parceria com a estilista carioca Marta Macedo, da Martu, e pochetes com Gilson Martins. A marca ainda vai deixar o carnaval de São Paulo ainda mais brilhante: em uma peça de mobiliário urbano na Faria Lima, em São Paulo, vai distribuir glitter em gel gratuitamente aos foliões. O lançamento da coleção de bodies e pochetes foi concebido em parceria com a agência Sapient AG2, que assumiu a comunicação da marca no final de 2019.
A marca é uma das patrocinadoras do CarnaUOL e do Baile da Favorita. Nos dias de Carnaval, a marca estará em São Paulo, Rio de Janeiro e Recife. A marca também patrocina o Camarote CarnaUOL Nº1 e o Nosso Camarote. Completando o circuito, em Recife, a Trident patrocina a tradicional festa Carvalheira na Ladeira.
Mints
Paralelamente às ações de Carnaval, a Sapient AG2 preparou a campanha de lançamento de Trident Mints, novidade da linha Trident. Com o foco nas redes sociais, a inspiração das peças foi o traço feito em parceria com o ilustrador Daniel Semanas e o Twitter Art House, com roteiro e direção criativa da Sapient.
A ação, que poderá ser vista ao longo dos próximos meses, estreia no próximo dia 8 de fevereiro. Entre os formatos escolhidos estão posts para redes sociais, filmetes de 15 e 6 segundos para o YouTube, Instagram, Facebook e Twitter e peças IAB. Com o título “Trident Mints destrava a vibe do Carnaval”, a campanha tem Direção Executiva de Criação de Rodrigo Marangoni.
Rappi
A plataforma aproveita que o carnaval está chegando e lançou um botão especial para a ocasião. Nele, é possível encontrar itens muito buscados no feriado, como bebidas, snacks, gelo, itens de farmácia, e até fantasias e adereços. Entre as roupas, a Rappi oferece bodies, camisa e camisetas com o logo da marca e com frases divertidas, como “Delivery de Amor” e “Me pediu na Rappi? Cheguei!”. Além disso, há também um espaço da Loja Purpurine onde é possível encontrar glitter biodegradável e brilho adesivo. O botão Carnaval fica disponível na Rappi em São Paulo, Rio de Janeiro e Recife.