Dorinho Bastos, cartunista do jornal PROPMARK e da revista Propaganda – ambas publicações da Editora Referência –, teve uma experiência diferente na semana passada. Ele foi grafiteiro por dois dias. A sua primeira experiência nesse tipo de arte visual pode ser vista na esquina da Rua Haddock Lobo com a Avenida Paulista, na região central de São Paulo.

Divulgação

O trabalho é uma das primeiras peças criadas para integrar as comemorações da Universal Pictures pelos 75 anos de criação do Pica-Pau, desenho que até hoje anima filmes infantis na televisão e revistas em quadrinho. Dorinho atendeu a um pedido dos amigos Pagu e Cesar, consagrados na arte de embelezar cidades com desenhos multicoloridos em espaços outdoor.

“É uma experiência muito gratificante já que nunca havia trabalhado antes com esse tipo de espaço”, fala o artista. O painel foi desenhado com pincel, tinta látex e spray, em placas de madeira de média intensidade. “Aprendi que o grafite nunca é obra permanente. Mas acho que, por algumas semanas, aquele muro ficará mais interessante”, fala Dorinho.

O cartunista é apenas um dos convidados para esse trabalho, autorizado pela Universal Pictures. Outros artistas também integraram o time de grafiteiros. A primeira homenagem ao personagem foi criada no Beco do Batman – ponto turístico situado na Vila Madalena, zona oeste da capital paulista.
Produzida por Tito Ferrara, o painel apresenta o Pica-Pau fazendo a barba de um índio, uma releitura do artista para o episódio O Barbeiro de Sevilha, em que o personagem se passa por barbeiro e recebe um índio americano no estabelecimento.

“Eu cresci assistindo aos desenhos do Pica-Pau e vendo todas as maluquices dele. Ele é o retrato da loucura de uma maneira boa. Escolhi o episódio da barbearia porque foi o que mais me marcou. Nada mais louco do que o Pica-Pau com uma tesoura na mão, né?”, explica o artista.

Ainda estão previstos mais quatro painéis distribuídos pela cidade, incluindo um na Comic Com Experience (CCXP). Criado por Walter Lantz em 1940, o personagem da Universal Pictures é um ícone de várias gerações. Seus 166 episódios já foram transmitidos em mais de 155 países e traduzidos em 105 idiomas pelo mundo.