A agência Casa, empresa digital do Grupo JWT, conquistou a conta da Petrobras. A concorrência, envolvendo apenas agências online (que não foram reveladas pelo anunciante), ocorreu em dezembro do ano passado, mas só agora foi feito o anúncio. Segundo Leonardo Queiroz de Sá, coordenador de multimeios da Petrobras, a escolha da vencedora se deu por uma avaliação que contemplava capacidade técnica e preço. “Levamos em consideração como as agências analisaram o briefing e chegaram aos conceitos criativos e de planejamento, bem como a entrega”, disse.
O executivo acredita que o digital pode ser sim o fio condutor de uma grande campanha, e não apenas a extensão de um trabalho iniciado no offline, como ainda ocorre bastante no país. “Estamos experimentando bastante no digital, e ampliando a conversa nas mídias sociais, que são excelentes plataformas de engajamento”, frisou.
Para Guilherme Gomide, ceo da Casa, “é uma grande responsabilidade ser escolhido para cuidar da marca da maior empresa do Brasil e uma das maiores do mundo”. “Vamos pensar a estratégia digital da Petrobras aliando planejamento, criação e, principalmente, inovação”, ressaltou, lembrando que a agência poderá atender todas as marcas e produtos da companhia, agregando à comunicação projetos multidisciplinares e atuação nas redes sociais. “É a primeira conta que pegamos nesse segmento, o que dá, literalmente, um combustível muito forte para a equipe”.
O executivo também lembrou que o momento do Brasil é propício para a conquista dessa conta. Até porque, a Petrobras, é um dos grandes patrocinadores de áreas como a esportiva e cultural — onde a companhia é líder em investimentos no país —, duas das mais promissoras para os próximos anos. Também falando do momento do país, o diretor de criação da agência, Gustavo Borrmann, lembrou que a imagem que o Brasil terá globalmente será cada vez mais forte, e a Petrobras é uma empresa diretamente ligada à nação. “Vamos investir no potencial da companhia para colocá-la cada vez mais em pauta no digital e fora dele, ganhando força no discurso em rede e expandindo suas marcas e ações dentro das mídias sociais”.
Diretora de planejamento da agência, Janaína Borges ressalta que é desafiador criar para uma empresa cujos públicos são tão diferentes. “Quando falamos em Petrobras, estamos levando em conta que estaremos comunicando para governo, opinião pública, o consumidor final. Varia conforme a ação ou marca a ser anunciada”. Além da Casa, W3Haus, New Content e Colmeia também trabalham para a companhia no ambiente digital. As duas últimas em projetos de conteúdo.
Campanha
O primeiro trabalho da Casa para a Petrobras é o concurso cultural “Copa de Charges”, voltado para os amantes do futebol. Para participar, basta acessar a fan page “A Energia das Torcidas”, no Facebook, e clicar no ícone do concurso. O aplicativo permite ao usuário montar sua própria charge, escolhendo os mascotes dos times que desejar. Há dois tipos de premiação: uma específica para os torcedores dos times que ainda estão na Copa do Brasil (Coritiba, Grêmio, Palmeiras e São Paulo) e outra geral.