Com o objetivo de mostrar que o Google vai muito além de uma ferramenta de busca, a empresa montou, na suíte presidencial do Hotel Unique, em São Paulo, a Casa Google. “Há muito o Google não é mais um site de buscas por palavras-chave no desktop. Hoje o Google está em todos os lugares das nossas casas, como, por exemplo, o Chromecast na sala, o YouTube na cozinha ou na palma de sua mão. E ainda bem, porque economiza o nosso tempo”, falou Fabio Coelho, presidente do Google Brasil.
O espaço, aberto por um dia para convidados, serviu para apresentar o novo Android M, apelidado de Marshmallow, e os serviços oferecidos pela empresa. “O conceito da #CasaGoogle é mostrar ferramentas já disponíveis no Brasil, em português, que podem fazer uma grande diferença no dia a dia de alguém. O Google é, em vários sentidos, um assistente pessoal eficiente e gratuito que a maioria dos brasileiros carrega no bolso. Já fazem muito com o Google hoje, mas é possível fazer muito mais”, disse o executivo.
Na sala da casa, os convidados podiam conferir o uso do Android nos diversos dispositivos, como celulares, wearables e smart TVs. Na cozinha, os youtubers Carol Thomé e Duca Mendes, do Cozinha pra 2, falaram um pouco sobre a experiência de manter um canal no YouTube. Um dos quartos foi equipado com o Chromecast, um dispositivo de streaming de mídia que pode ser conectado à porta HDMI da TV para acessar os conteúdos do smartphone ou tablet. No outro quarto, foi mostrada a ferramenta de busca por voz. No banheiro, foi apresentado o Google Play, que, além dos aplicativos, disponibiliza filmes, jogos, músicas e livros.
A princípio, a marca não pretende fazer nenhuma outra ação de comunicação para divulgar o novo Android.
Segundo Coelho, a nova versão do sistema operacional mobile tem duas principais melhorias. “Uma é o emprego mais inteligente da bateria, através de um estudo de quais apps você mais usa e em quais dia e horário; a outra é o detalhamento das permissões dadas a cada app, tornando-as mais claras e aumentando o controle do usuário sobre a própria privacidade”, contou.