A Trip Editora realiza, neste sábado (4) e domingo (5), a primeira edição da Casa TPM, evento que contará com shows e debates que abordarão temas centrais do universo feminino atual, entre eles trabalho, relacionamento, educação, maternidade, sexo, corpo, cultura, boda, beleza, ciência e mídia. Inspirado no Manifesto TPM, publicado no site da revista TPM, o acontecimento tem como pretensão combinar reflexão e irreverência para quebrar estereótipos femininos que duram há gerações. “É uma oportunidade de materializar as questões que vêm pautando a revista e mobilizando as mulheres”, explica Fernando Luna, sócio-diretor editorial da Trip Editora.
No sábado, estão confirmadas as presenças da antropóloga Mirian Goldenberg, do cartunista Laerte e da atriz Maria Ribeiro, que discutirão “O que significa ser mulher hoje”. Na mesma data, a filósofa Viviane Mosé, a jornalista Milly Lacombe, as criadoras do blog Mothern (Juliana Sampaio e Laura Guimarães Corrêa) e o jornalista e escritor Xico Sá fazem apresentações de cinco minutos sobre, respectivamente, educação e mulheres, mulher e homossexualidade, filhos e depilação feminina. A pesquisadora Denise Gallo selecionará e comentará as imagens veiculadas na mídia que ajudam a definir o papel da mulher na sociedade, enquanto a cantora e compositora Karina Buhr faz o show de encerramento do dia.
Já no domingo, o estilista Ronaldo Fraga e a modelo e apresentadora Carol Ribeiro debatem se a moda liberta ou escraviza; a neurocientista Suzana Herculano-Houzel fala sobre as especificidades do cérebro feminino; o fotógrafo Bob Wolfenson mostra as imagens que representam a mudança da moda no Brasil; a comentarista de política Cristiana Lôbo avalia a participação feminina no poder; a psicóloga Joana de Vilhena Novaes e a atriz Ingrid Guimarães se encontram para discutir o papel da beleza entre as mulheres; e a empresária Paula Lavigne conta sua experiência como mulher de negócios. O show de encerramento fica por conta do dueto entre as cantoras Wanderléa e Marina Lima.
Realizada no bairro do Pacaembu, em São Paulo, a Casa TPM tem patrocínio da Natura e apoio de Docol e Renault Duster, além de apoio de mídia da Eldorado Brasil 3000 e do Update or Die. A entrada é gratuita. Mais informações no site do evento.