“Gastronomia e comunicação têm tudo a ver. A comida é por si só uma forma de se comunicar”, afirma Virna Miranda, diretora de inteligência para o mercado da agência Tudo, que se divide entre a vida de publicitária e a de dona de restaurante. Ela abriu o Cozinha com Z, junto com o marido Zeca, há cerca de 10 meses, na badalada região da Vila Madalena, em São Paulo. Na parceria nos negócios é ele quem cozinha. Chef por formação, ele também é o responsável por grande parte do conhecimento culinário de Virna.
Certa vez, ela preparou um prato para ceia de Natal com uma receita passada pelo marido através do Messenger. “Era véspera de Natal, ele estava trabalhando no Rio de Janeiro e eu queria levar algo à ceia com a minha família. E ele me sugeriu camarão na abóbora. A princípio, achei uma loucura, mas acabei fazendo. Ficou maravilhoso e foi o prato mais elogiado da noite”, conta Virna.
“É que sempre gostei mais de comer do que cozinhar”, brinca a publicitária sobre os seus dotes culinários. Segundo ela, aprendeu a cozinhar com o marido e passou a ajudá-lo. “Acho gostoso cozinhar com outra pessoa”. Com o domínio de algumas técnicas, dispensam receitas. “O conhecimento da gastronomia nos possibilita isso. É abrir a geladeira e ver o que tem para transformar em algo apetitoso”.
Mas, isso ocorre em sua casa, porque, no Cozinha com Z, ela cuida mesmo é da comunicação e do marketing. Fica sob sua responsabilidade a identidade visual, o posicionamento, as redes sociais, o site, o relacionamento com a imprensa, as imagens a serem publicadas e toda divulgação do espaço, que teve origem num food truck há cerca de três anos, com um cardápio que traz uma releitura da comida brasileira.
Baiana, formada em administração com especialização em marketing, Virna acredita que sair para comer é mais do que saciar a fome. “É um momento de estar com a família, amigos, de se reunir. Tem todo um lado de encantamento”. Com base nisso, ela se preocupa em construir um ambiente aconchegante e de qualidade sustentado em três pilares: comida, ambiente e atendimento.
À Propaganda, preparou tartar de carne de sereno, que é produzida no próprio restaurante. Trata-se de uma releitura da carne de sol. “É difícil achar carne de sol de qualidade em São Paulo. Por isso, optamos por preparar a nossa, que fica três noites para desidratar, então batizamos de carne de sereno”, conta. A publicitária está na Tudo há sete anos, sendo que já passou por diversas áreas, como planejamento, projetos especiais. Atualmente é diretora de inteligência de mercado (área criada há cerca de quatro anos) e também de um dos núcleos de planejamento. Desde o início do ano a agência mudou sua estrutura de funcionamento, passando a operar com três núcleos formados por diretores de planejamento e criação.
RECEITA:
Tartar
INGREDIENTE
20ml de azeite
100g de carne de sol
50g de cebola roxa
Tomilho-limão (quanto baste)
100g de abobrinha em rodelas finas – carpaccio
1 colher de café pimenta dedo-de-moça picadinha
Molho
10ml de molho de pimenta
10ml de mostarda
5ml de melaço de cana
5ml de molho inglês
10ml de ketchup
MODO DE PREPARO
Cortar a abobrinha em rodelas bem fininhas, *branquear em água e sal e reservar. Deixar esfriar na geladeira. Fazer um molho com mostarda, molho inglês, pimenta gota, dedo-de-moça, pimenta de cheiro, cebola roxa em *brunoise e ketchup. Fazer uma mistura equilibrada e anotar quantidades para 1 porção. Fazer na hora de servir. Picar a carne de sol na ponta da faca e misturar nesse molho. Dispor as rodelas de abobrinha no prato, colocar o tartar no molde de anel, no centro. Temperar com azeite feito de tomilho-limão, decorar com raminho de tomilho ou flor de manjericão. Servir frio acompanhado de pão ou torradas.
*branquear = colocar em água fervendo por 10 segundos e em seguida colocar em água gelada. Retirar quando esfriar.
*brunoise – cubinhos minúsculos