Não é de hoje que o BBB21 tem dominado as discussões nas redes socais. Desde o momento em que foram revelados os nomes dos participantes da edição até hoje – dia da final –, o reality da Rede Globo virou assunto quase que obrigatório. Para se ter uma ideia, na primeira semana do BBB (de 25 a 31 de janeiro), #BBB21 foi a hashtag mais citada no Twitter, superando, inclusive, temas como Covid-19, política, entre outros.

E para falar o que o público quer ouvir, a Casas Bahia e o Ponto criaram um storytelling interessante nas redes sociais envolvendo o BBB21. Entretanto, as marcas, que não são patrocinadoras do reality, encontraram um jeito sútil – e inteligente – de entrar na onda do reality sem citar o nome do programa nem dos participantes.

Juliette, finalista do BBB21, e Gil: storytelling em cima do reality (Fotos: João Cotta/ Globo/ Divulgação)

Aliás, falando em participantes, dois deles estão sempre nas timelines da Casas Bahia e do Ponto. Coordenador de Marketing Digital da Via, Gabriel Lima Ribeiro explica que este case, especificamente, foi se construindo em cima de uma estratégia muito mais ampla da marca no digital: comentar os assuntos do momento. “A gente acredita que conversas geram engajamento e que as marcas têm que falar da forma que as pessoas falam”, diz.

Na verdade, tudo começou quando os fãs começaram a pedir ao Pin uma geladeira para a dona Jacira, mãe de Gil. A marca, então, atendeu ao pedido e mandou uma geladeira. “Os ‘Vigorosos’ começaram a engajar muito com as redes sociais do Ponto”, conta o executivo.

Se a estratégia deu certo com o Ponto, a ideia foi adotá-la nas redes das Casas Bahia. Foi quando a marca encontrou a dona Fátima, mãe de Juliette.

“Para a dona Fátima, demos mimos mais elaborados, como uma cuscuzeira, para mostrar a diversidade de produtos da Casas Bahia”, disse.

A partir de então, Ponto e Casas Bahia levantaram as bandeiras de Gilberto e Juliette, respectivamente. “Fazia mais sentido o Pinguim se declarar um Vigoroso – ou Pingoroso, como estão dizendo –, e o CB um cacto”, revela o coordenador de Marketing Digital da Via.

Os posts têm uma linguagem leve e apostam bastante nas características dos participantes do BBB21 para não falar os nomes. No caso de Juliette, por exemplo, usa-se bastante o cacto e o chapéu de cangaceiro, itens que se tornaram uma espécie de amuleto dos torcedores da paraibana, enquanto o Ponto utiliza-se de palavras, como ‘tchaki tchaki’, e de itens como os sapatos brilhantes usado por Gil durante o BBB.      

Junto com os outros assuntos abordados pelas marcas na internet, o BBB21 ajudou tanto a Casas Bahia como o Ponto a ficarem no topo do ranking de engajamento da Socialbakers em abril, na área de Varejo. No Facebook, Ponto ficou em primeiro (888.102) e Casas Bahia em segundo (712.134). No Instagram e no Twitter, Casas Bahia foi a que criou mais engajamento, seguida pelo Ponto.

PINGUIM TRISTE, CB FELIZ
Desde o último domingo (2), o Pinguim não anda muito feliz – e você, certamente, deve imaginar o porquê. Gil foi eliminado e causou grande comoção entre os fãs do reality, que apostavam no brother para uma das três vagas da final do BBB21, que acontece hoje à noite.

“O Pinguim está levantando a bandeira de campeão moral, essa está sendo a nossa ideia no momento”, afirma o profissional. Diferente do Pinguim, obviamente, o CB está feliz e confiante na vitória de Juliette no BBB21.

Sobre o desenrolar do storytelling acerca do reality, Ribeiro não quis adiantar. “Mas, sim, estamos planejando algo.”