MARINA OLIVEIRA, de Las Vegas  

A CES 2020, que iniciou na terça-feira (7) apresenta a próxima geração de inovação que pretende redefinir as indústrias, criar empregos e resolver desafios da sociedade.

Com mais de 4.400 empresas expositoras, incluindo 1.200 startups, a CES 2020 apresenta soluções em tecnologias transformadoras, incluindo 5G, inteligência artificial, tecnologia de veículos, saúde digital e o impacto dessas novidades na comunicação.

De propriedade e produzido pela Consumer Technology Association (CTA), a CES 2020 vai até sexta-feira, (10), em Las Vegas e tem patrocínio da multinacional chinesa TCL pelo segundo ano consecutivo.

CES reúne mais de 4.400 empresas e 1200 startups em Las Vegas até sexta-feira (10). (Divulgação/CES)

“A inovação exibida nesta semana na CES incorpora a motivação e a paixão que alimentam nossa indústria e favorecem o crescimento econômico em escala global”, disse Gary Shapiro, presidente e CEO da CTA.

“Todo o ecossistema de tecnologia está aqui na CES 2020, e os produtos e tecnologias lançados nesta semana inspirarão, conectarão e mudarão vidas para melhor.”

Atividades

Além da feira que reúne marcas de todo o mundo no pavilhão de exposições, há uma agenda robusta de atividades por toda a cidade desde domingo (5).  

A CES promoveu na segunda-feira (6) o media day, para que as marcas pudessem fazer suas coletivas de imprensa, além da apresentação do Tech Trends to Watch 2020 da CTA e a CES Unveiled Las Vegas, que resumiram o que os participantes encontrariam essa semana no evento.

Na agenda, ainda há a programação de conferências no hotel Aria, focadas em comunicação e negócios e os Keynotes, eventos em que as grandes marcas fazem seus principais anúncios globais do ano.

Debates

Nestes eventos paralelos, as discussões permeiam o universo da comunicação. A utilização dos dados das pessoas também é uma preocupação das empresas, que estão buscando formas cada vez mais efetivas de garantir a privacidade dos dados e usá-los de forma inteligente.

Para os participantes do painel “transformando publicidade e mídia contextual”, que reuniu executivos da Warner Media, IBM, Stifel, Nielsen, Accenture, Hulu e Twitch, o desafio não é tecnológico, mas sim ser genuíno na entrega das experiências. O segredo é avaliar os dados e entender como usá-los junto das agências.

Palestra sobre a transformação dos anúncios e da mídia (Marina Oliveira)

“Quantos anúncios você continua recebendo mesmo após comprar aquele produto online?”, questionaram os executivos. “Temos de ter uma visão holística do consumidor”, apontaram.

Para eles, os expectadores estão buscando por melhores experiências e isso significa aprender a lidar melhor com a tecnologia, com os dados e transformar o mercado de anúncios.

Já pelos corredores da CES 2020 é possível perceber que o tom das inovações está muito focado em casas e cidades inteligentes. As marcas estão investindo em soluções 5G para integrar aparelhos e trazer mais agilidade e conforto para as vidas das pessoas.

Alguns destaques são telas que se adaptam ao formato do vídeo que as pessoas estão vendo, os sounbars potentes e antirruídos externos, além de carros autônomos e as novas linhas QLED e MicroLED.

Entrada da CES 2020 em Las Vegas (Marina Oliveira)

Pela primeira vez, o segmento do turismo também ganhou destaque na feira com a presença da Delta Airlines, que trouxe para seu grandioso estande um exoesqueleto que auxilia na troca de peças da fuselagem e, também no carregamento de malas e outras necessidades da companhia aérea.

Estande da Samsung na CES 2020: nova linha de QLEDs, cozinha robótica e foco na saúde (Marina Oliveira)

Marcas como Kyocera, Panasonic, Sony, Samsung, Bosh, IMax, além de mais de 1200 satartups participam do evento.