Após 2014, houve uma desconexão dos brasileiros com os jogadores. O projeto busca reaproximar a Seleção da torcida e dos jovens
"Sonhas grande que serás grande". A frase dita pelo pai do jogador Alisson Becker não se refere a fama, e sim a deixar um legado. O goleiro da Seleção Brasileira se emociona ao lembrar dessa passagem de sua vida na série documental Seleção de estrelas, anunciada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e o aplicativo de vídeos curtos Kwai em coletiva de imprensa realizada na sede da entidade nesta terça-feira (18) no Rio de Janeiro.
“Após 2014, houve uma desconexão dos brasileiros com os jogadores. O projeto busca reaproximar a Seleção da torcida e dos jovens”, reconhece Rodrigo Paiva, diretor de comunicação da CBF, que esteve no encontro ao lado de Claudine Bayma, diretora de marketing e branding do Kwai Brasil, e Miguel Varca, diretor dos vídeos de seis minutos, que começam a ser veiculados nesta quarta-feira (19). A mediação do evento foi do jornalista Ivan Moré.
No total, serão 21 episódios endossados pelo Kwai Originals, cada um com jogadores cotados para entrar nos gramados do Catar na Copa do Mundo, realizada pela primeira vez no Oriente Médio, entre os dias 20 de novembro e 18 de dezembro, com encalço de Black Friday e Natal aumentando a euforia da torcida no consumo de produtos e serviços capazes de garantir as celebrações e gritos de gol.
A única ausência é Neymar. O camisa 10 da Seleção não conseguiu participar da agenda de gravações, organizada conforme o calendário da Federação Internacional de Futebol (Fifa). O jogador estaria suspenso de partida pelas Eliminatórias da Copa, justamente na sua vez de gravar os depoimentos, e teve de retornar a Paris a pedido do PSG. Mas Claudine Bayma garante que o craque seguirá participando de interações com os usuários do Kwai.
Um dos termômetros de compra ligados ao Mundial é a camisa oficia da Seleção. Lançado pela Nike em agosto, o produto bate recordes. As vendas já são de quatro a cinco vezes maiores que o esperado. “É um sinal de que o torcedor está se reconectando com a Seleção”, acredita Paiva.
“Queremos convocar os brasileiros para dividirem as suas experiências pelo Kwai”, conta Claudine Bayma. Segundo a executiva, a plataforma reúne 45 milhões de usuários ativos ao mês, com permanência média de uma hora ao dia, centrada no compartilhamento de conteúdos bem-humorados e storytelling.
O Kwai chegou ao Brasil no fim de 2019, e dois anos depois se tornou patrocinador oficial das Seleções Brasileiras de futebol masculino e feminino. Apoia também o Campeonato Brasileiro de Futebol e a Copa América. Do terceiro para o primeiro lugar entre os aplicativos mais baixados, alcança todas as faixas etárias com predominância de jovens acima de 20 anos, geração nativa do ambiente digital.
A penetração é nacional com foco nas regiões Norte e Nordeste. Hoje, o Kwai é responsável pelo perfil da CBF no aplicativo, e terá um creator específico no Catar para reproduzir os bastidores e curiosidades da Seleção nos preparativos para o hexacampeonato.
A proximidade do Mundial aflora cada vez mais a relação emocional do brasileiro com os jogadores, sentimento que deve ganhar intensidade com os vídeos do Kwai. O jogador Vinícius Jr. e o goleiro Alisson estreiam os primeiros capítulos, narrados pelos próprios jogadores, e filmados na vertical.
“Esta é a primeira vez que assino um projeto no qual o formato vertical é o produto principal”, comenta o diretor Miguel Varca. Igualmente desafiante são as histórias contadas através das lentes de Varca, que conduziu mais de 90 horas de conteúdo. A história dos jogadores da atual seleção brasileira é o retrato do brasileiro resiliente, que luta para sobreviver mesmo diante das adversidades.
A inspiração não é à toa. Baseado em dados do site de estatísticas de futebol FutDados, Varca estima que são necessárias seis mil horas de treino para entrar no percentual de 0,1% de chance de ser contemplado entre os 15 mil jovens que sonham em ser jogadores de futebol profissional no Brasil. Apenas 23 deles serão convocados para a Copa do Mundo.
Exibida no perfil oficial da equipe do técnico Tite no Kwai, com a exibição de cinco episódios divulgados semanalmente às terças-feira, Seleção de estrelas pode ser assistida ainda em uma página especial na plataforma, que promove lançamentos e estimula o apoio à equipe.