A ONG Social CDI, voltada para o empoderamento digital, promove uma campanha para incentivar o uso consciente e qualificado da tecnologia para fortalecer pessoas e suas comunidades. A Semana do Empoderamento Digital é uma aposta da organização social para conscientizar uma rede de empreendedores sociais, educadores, bibliotecários e jovens sobre a importância do uso transformador da tecnologia, voltado para a resolução de problemas sociais. A campanha está nos perfis da CDI no Facebook e no Twitter, e é, segundo Elaine Pinheiro, CEO do CDI, uma evolução do Dia da Inclusão Digital. A data, celebrada no último sábado de março, foi lançada em 2001 pelo próprio CDI e logo passou a fazer parte do calendário oficial de algumas cidades do país. Em 2006, a programação foi ampliada para a Semana da Inclusão Digital, quando diversas capitais organizaram eventos em espaços públicos para levar computadores com acesso à Internet para a população.
“Se em 1995 o acesso à Internet em domicílios ainda era restrito a uma pequena parcela dos brasileiros, hoje sabemos que os desafios são outros. Segundo o IBGE, esse acesso já chegou a 85,6 milhões de brasileiros, o equivalente a 49,4% da população. A conectividade agora está massivamente disponível nos celulares, e 77% das crianças e adolescentes são usuárias dessas novas tecnologias, segundo o Cetic.br”, compara Elaine .
Segundo ela, esse novo cenário motiva a abordagem voltada para o passo seguinte à inclusão, que é o empoderamento digital.
Na campanha, o CDI quer convidar a sociedade a compartilhar experiências práticas de melhorias promovidas pelo uso da tecnologia. Os vídeos mesclam depoimentos de usuários iniciantes de ferramentas digitais, como bibliotecários, com usuários mais avançados, como Raull Santiago, ativista no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, e Tales Gomes, empreendedor social indicado pela Forbes entre os 30 jovens mais promissores do Brasil abaixo dos 30 anos.
Os internautas poderão participar da ação enviando uma resposta para a pergunta “Como a tecnologia já melhorou sua vida ou a sua comunidade?”. Serão usadas as tags #SemanadoEmpoderamentoDigital #ONGCDI. As 10 respostas mais criativas serão escolhidas para compor uma lista no BuzzFeed. A ação foi criada internamente, mas integra uma estratégia maior de evolução de propósito (chamado Recode) elaborada em 2015, em parceria com a agência Cause.