As operadoras de telefonia celular tornaram-se as campeãs no ranking de atendimento dos Procons (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor), de acordo com o boletim do Sindec (Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor), divulgado na última semana. As empresas do ramo desbancaram o setor de cartões de crédito, líder da lista no ano passado.

Os atendimentos referentes à telefonia celular somaram 172,119, o equivalente a 9,17% do total. O segmento de bancos comerciais ficou na segunda posição, com 9,02%, à frente das operadoras de cartão de crédito, que motivaram 8,23% dos atendimentos. As empresas de telefonia fixa ficaram em quarto lugar, seguidas das financeiras, em quinto.

No total, foram 2.031,289 demandas em 2012, um aumento de quase 20% em relação ao ano retrasado. Destes, 1.877.966 casos foram relacionados a reclamações. Assim como em 2011, agosto foi o mês com mais atendimentos registrados, com 201.509. A média mensal ficou em aproximadamente 169 mil casos ao mês.

Entre as empresas, a que contabilizou mais demandas foi a Oi, com 120.374, seguida pela Claro/Embratel, com 102.682. A Vivo/Telefonica motivou 44.022 casos e ficou na quinta posição, enquanto a TIM/Intelig ocupa o sétimo lugar com 32.289 atendimentos. Os bancos, segundo segmento com mais atendimentos, ocuparam a terceira, a quarta e a oitava posições entre os dez primeiros, com Itaú, Bradesco e Santander respectivamente. Completam a lista Sky, no sexto lugar, Ponto Frio/Casas Bahia, em nono, e Ricardo Eletro/Insinuante/Citylar/Eletroshopping, em décimo.

O relatório do Sindec é desenvolvido pela Secretaria Nacional do Consumidor, ligada ao Ministério da Justiça. Foram coletados dados de 441 unidades do Procon espalhadas por 292 cidades brasileiras.

Operadoras de telefonia celular desbancaram cartões de crédito do topo do ranking de reclamações