As operadoras de telefonia celular tornaram-se as campeãs no ranking de atendimento dos Procons (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor), de acordo com o boletim do Sindec (Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor), divulgado na última semana. As empresas do ramo desbancaram o setor de cartões de crédito, líder da lista no ano passado.
Os atendimentos referentes à telefonia celular somaram 172,119, o equivalente a 9,17% do total. O segmento de bancos comerciais ficou na segunda posição, com 9,02%, à frente das operadoras de cartão de crédito, que motivaram 8,23% dos atendimentos. As empresas de telefonia fixa ficaram em quarto lugar, seguidas das financeiras, em quinto.
No total, foram 2.031,289 demandas em 2012, um aumento de quase 20% em relação ao ano retrasado. Destes, 1.877.966 casos foram relacionados a reclamações. Assim como em 2011, agosto foi o mês com mais atendimentos registrados, com 201.509. A média mensal ficou em aproximadamente 169 mil casos ao mês.
Entre as empresas, a que contabilizou mais demandas foi a Oi, com 120.374, seguida pela Claro/Embratel, com 102.682. A Vivo/Telefonica motivou 44.022 casos e ficou na quinta posição, enquanto a TIM/Intelig ocupa o sétimo lugar com 32.289 atendimentos. Os bancos, segundo segmento com mais atendimentos, ocuparam a terceira, a quarta e a oitava posições entre os dez primeiros, com Itaú, Bradesco e Santander respectivamente. Completam a lista Sky, no sexto lugar, Ponto Frio/Casas Bahia, em nono, e Ricardo Eletro/Insinuante/Citylar/Eletroshopping, em décimo.
O relatório do Sindec é desenvolvido pela Secretaria Nacional do Consumidor, ligada ao Ministério da Justiça. Foram coletados dados de 441 unidades do Procon espalhadas por 292 cidades brasileiras.