O Cenp (Conselho Executivo das Normas-Padrão) divulgou um informativo chamando a atenção do mercado para as informações sobre mídia, audiência dos veículos de comunicação e investimento publicitário oriundas de diversas fontes, que “podem levar a erros”.
De acordo com o comunicado do Cenp, “nem sempre estas informações estão acompanhadas das devidas e necessárias metodologias, fontes etc., levando a erros ou má interpretações que podem afetar, em larga medida, os investimentos em mídia. Pior ainda, há informações estatísticas de institutos de pesquisa de pouca expressão, que desrespeitam mandamentos básicos da atividade”.
O Cenp lembra que há quatro anos, foi constituído o CTM – Comitê Técnico de Mídia – para credenciar os serviços de informações de mídia, “garantindo maior transparência e se transformando em ferramenta importante para todos aqueles que usam pesquisas como fontes de informação”
O CTM, composto por representantes dos anunciantes, agências de publicidade e veículos de comunicação, é responsável por analisar tecnicamente os serviços de informações de mídia apresentados por fornecedores interessados, emitindo parecer que, por sua vez, são homologados pelo Conselho Executivo do Cenp.
“Este serviço de credenciamento não implica em nenhum custo ao fornecedor de pesquisa, da mesma forma que é totalmente gratuito para uso de qualquer interessado em acessar as informações sobre o credenciamento”, diz o comunicado.
O comunicado é assinado por Caio Barsotti, presidente do Cenp. Para saber mais sobre fornecedores de informações de mídia, acesse aqui.