Internet, mídia out of home e cinema foram os meios que mais cresceram no ano
Os investimentos em mídia em 2022 cresceram 7,6% na comparação com 2021, chegando a uma movimentação de R$ 21,2 bilhões – ante R$ 19,7 bilhões com o ano retrasado.
Internet, mídia exterior e cinema foram os únicos meios que, de acordo com relatório do Cenp, apresentaram alta nos investimentos – 2,28%, 1,6% e 0,18%, respectivamente. A maior queda ficou com a TV aberta, que registrou baixa de 3,7%.
Segundo a instituição, os dados confirmam a percepção de um ano com sinais consistentes de evolução. A entidade ressalta ainda que, no primeiro semestre de 2022, o indicador de evolução do mercado do Cenp-Meios chegou a 12,5%, diante de 2021.
Presidente do conselho do Cenp, Luiz Lara disse que a instabilidade com a então definição de novo governo, horário eleitoral nas grades de programação e a Copa do Mundo fora da época, que canibalizou investimentos da Black Friday e do Natal, estão entre as razões que podem explicar este cenário.
“Foi um ano de retomada das atividades econômicas, mas ao mesmo tempo de muitas incertezas provocadas tanto pelas eleições quanto por fatores externos como a Guerra da Ucrânia. Mesmo assim, os investimentos publicitários tiveram crescimento acima da inflação”, diz Luiz Lara, presidente do conselho do Cenp.
O Fórum de Autorregulação Publicitária também registrou aumento no volume de agências participantes: a leitura de 2021 contemplava 298 agências e em 2022 são 326 empresas.
(Crédito: Matthew Guay na Unsplash)