O Cenp (Conselho Executivo das Normas-Padrão) acaba de divulgar os investimentos em mídia realizados no período de janeiro a setembro de 2019. O valor faturado chegou a R$ 12,5 bi no período mencionado.
Os dados mostram televisão aberta como meio predileto dos anunciantes com 53% do share, seguido de internet com 20% do bolo publicitário, e OOH surgindo na sequência com 10,7% dos investimentos.
Atualmente, o painel é composto por dados do investimento em mídia de 226 agências. Houve um acréscimo de 150 agências entre os painéis de 2019 e 2018, o que inviabiliza comparações entre os períodos.
Vale ressaltar que os dados de investimento no meio internet são disponibilizadas em cinco segmentos: Busca, Social, Vídeo, Áudio e Display/Outros, segundo o preenchimento dos PI – Pedidos de Inserção pelas agências. Os investimentos em publicidade nas plataformas digitais dos veículos dos meios Jornal, Revista e TV por Assinatura foram alocados nos respectivos meios.
Na divisão, o destaque fica por conta do segmento Display e Outros, com R$ 1,4 bilhão em investimentos. Apesar do boom dos podcasts, o meio áudio ainda surge tímido com 0,2% dos investimentos do universo digital (veja as tabelas abaixo).
MEIO | Valor Faturado | Share (%) |
CINEMA | R$ 49.732,00 | 0.4% |
INTERNET | R$ 2.595.887,00 | 20.7% |
JORNAL | R$ 335.085,00 | 2.7% |
OOH/MÍDIA EXTERIOR | R$1.336.565,00 | 10.7% |
RÁDIO | R$ 575.429,00 | 4.6% |
REVISTA | R$119.567,00 | 1.0% |
TELEVISÃO ABERTA | R$ 6.639.465,00 | 53.0% |
TELEVISÃO POR ASSINATURA | R$ 872.958,00 | 7.0% |
Total | R$ 12.524.688 |
INTERNET | ||
ÁUDIO | R$ 6.376 | 0.2% |
BUSCA | R$ 317.155 | 12.2% |
DISPLAY E OUTROS | R$ 1.445.458 | 55.7% |
SOCIAL | R$ 582.205 | 22.4% |
VÍDEO | R$ 244.693 | 9.4% |
TOTAL | R$ 2.595.887,00 |