A produtora audiovisual Central Content assina o videoclipe ‘Iarinhas’ da cantora e compositora baiana Luiza Lian, vencedora do troféu ‘Melhor Gravação’ do Prêmio Multishow 2019. A narrativa recorre aos ensinamentos das forças da natureza, para explicar as constantes inundações dos rios de São Paulo, causa de recorrentes problemas de alagamento na cidade.
“Assisti ao documentário Entre Rios (2009), sobre os muitos rios soterrados de São Paulo. Comecei a pensar na ligação entre entidades como Iaras e Orixás e a presença deles nesse cenário. O fato é que os rios soterrados não estão mortos, eles existem. E se ainda existem enquanto natureza viva, também existe ali uma divindade protetora”, justifica a cantora sobre a influência da sua narrativa.
Pedro Serrano, cineasta e diretor do clipe, explica a diferença entre os olhares da criança e do adulto explorados na narrativa. “A criança é o olhar puro que vê as coisas sob outra perspectiva. E se uma criança fosse capaz de sentir a presença oculta das águas na cidade? Qual cidade poderíamos ter construído no lugar de prédios e águas poluídas? A pequena Luiza vive numa São Paulo que poderia existir. É preciso o olhar ‘ingênuo’ para enxergar além do óbvio”.
Ele traça um paralelo com os debates climáticos atuais. “Curiosamente, a jovem ambientalista Greta Thunberg é acusada de ingenuidade ao defender pautas climática. Os adultos refutam suas acusações dizendo que jamais podem ser guiados por uma criança. Assim, o tema proposto no videoclipe é atual e acredito que inserimos ele dentro de narrativa cativante e visualmente poética”.
Pedro Serrano é diretor e roteirista, premiado em festivais audiovisuais no Brasil e no mundo. Seu mais recente documentário sobre o pai do samba paulista “Adoniran, Meu Nome é João Rubinato” chegará aos cinemas brasileiros em janeiro de 2020. A obra venceu os prêmios de Melhor Montagem e Melhor Trilha Sonora no Fest Aruanda.