Alê Oliveira

O Cannes Lions 2016 bateu novos recordes: teve crescimento de 7% no número de inscrições em relação ao ano passado, com um total de 43.101 trabalhos enviados para a avaliação dos júris das 24 competições do Festival Internacional de Criatividade. O total de delegados será basicamente o mesmo, em torno de 15 mil. No entanto, Philip Thomas, CEO do Cannes Lions, destaca que o aumento só não foi maior por causa da crise brasileira. Segundo o executivo, o Brasil – um dos países com mais representatividade no festival – enviou 10% menos peças este ano e deverá ter também uma redução de 10% no número de delegados circulando pela Riviera Francesa.

Nesta entrevista, Thomas fala sobre o impacto dessa crise e lamenta a situação. “A crise brasileira afetou bastante o festival, com menos inscrições e menos pessoas, mas não tanto quanto vem prejudicando o país”. Ele também fala sobre criatividade – segundo ele, a coisa mais quente do festival –, além de outros temas que serão discutidos nos próximos dias nas salas e corredores do Palais dês Festivals, palco mais importante da indústria da comunicação mundial. No último dia 16, enquanto vários júris já se reuniam no Palais, iniciando a avaliação para conceder Leões, Thomas recebeu o PROPMARK. Confira a seguir alguns destaques da entrevista.  O Cannes Lions começou no último dia 18 e termina no próximo dia 25.

BRASILEIROS

Gostaria de dizer para os brasileiros que nós sentimos muito pelo que está ocorrendo no país no momento. Nós sentimos sua falta. Os brasileiros são muito interessantes para o festival. Eles ajudaram a construir o Cannes Lions. Nós adoramos tê-los aqui para compartilhar tudo isso. Esperamos que as coisas melhorem o mais rápido possível e eles estejam aqui conosco em breve novamente.

CRISE
A crise brasileira afetou bastante o festival, com menos inscrições e menos pessoas, mas não tanto quanto vem prejudicando o país. Apesar disso, a importância do Brasil continua forte no festival, esperamos que haja muitos Leões brasileiros.

QUATRO FESTIVAIS
Cannes este ano terá nada menos do que quatro festivais sendo realizados simultaneamente – além do tradicional Cannes Lions, haverá o Lions Health, voltado para os cases de saúde e bem-estar; o Lions Innovation, focado em tecnologia; e a primeira edição do Lions Entertainment, que promete ser muito excitante. Hoje a propaganda precisa criar conteúdo e entretenimento para atrair a atenção das pessoas. Esse festival vai crescer muito.

HEALTH E INNOVATION
Tanto o Lions Health quanto o Lions Innovation tiveram 30% de crescimento na comparação com o ano passado.

ENTERTAINMENT
A grande novidade este ano é o Lions Entertainment. Teremos dois dias especialmente dedicados a conteúdo, games, música e esportes, tudo sobre entretenimento para se comunicar com os consumidores. Teremos fantásticos palestrantes. Hoje é muito difícil para as marcas atrair a atenção das pessoas, que podem pular os anúncios na internet e na TV. É muito fácil. Por isso, as empresas têm de criar entretenimento ou conteúdo para chamar a atenção deles. Você precisa entreter, inspirar para atraí-los.

CAMPANHA
Muitas pessoas, de diferentes empresas e com diferentes atitudes, vêm a Cannes, mas o quente do festival é sobre criatividade, nada mais. Tentamos com a campanha ThankyouCreativity destacar a importância da criatividade e é por causa dela que estamos aqui. Desenvolvemos a campanha em cima dessa ideia.

BUSINESS
Eu acho que a coisa mais importante é as pessoas virem aqui para aprender, se inspirar e ver os trabalhos para desenvolver melhor a criatividade. Tudo bem que os profissionais venham aqui para fazer negócios, é compreensível, porque todo mundo está aqui. Mas essa não deve ser a razão principal.

CRIATIVIDADE
É a razão de nós existirmos. Para a propaganda, é a essência e a única coisa que realmente importa para o que fazemos.

TECNOLOGIA
A tecnologia e os dados são muito importantes para a indústria da comunicação. Este ano temos Digital Craft Lions, Innovation Lions e Creative Data Lions. E é tudo sobre como a tecnologia pode ajudar as ideias virarem realidade. Haverá cada vez mais tecnologia, realidade virtual e todas as novas plataformas inseridas na propaganda. Definitivamente, a tecnologia ajuda a publicidade. Os seres humanos desenvolvem tecnologia para ajudar as pessoas. E é exatamente assim também com a criatividade. A tecnologia não é uma inimiga da propaganda.

POP STARS
Teremos mais pop stars este ano em parte por causa do Lions Entertainment Festival, que vai abordar entretenimento e música. Muitas companhias de música estão bastante interessadas em estar aqui. A gente teve pop stars e músicos muitas vezes, mas, por causa do novo festival, teremos mais do que o normal. O número de palestrantes cresceu também porque teremos mais palcos. Vamos ter o palco do Cannes Lions, Lions Health, Lions Innovation e Lions Entertainment, no total serão 600 palestrantes.

EMPOLGANTE
A primeira edição do Lions Entertainment será muito empolgante. Teremos músicos, artistas, clientes e publicitários. Todos virão juntos para falar sobre como criar entretenimento e conteúdo. Acho que a conversa será muito interessante. No futuro, este festival será muito importante para o Cannes Lions. O Lions Health é mais específico, especializado, assim como o Lions Innovation, mas o Lions Entertainment todo mundo tem de entender.

LEÕES
As pessoas gostam de serem reconhecidas e serem loucas pelo que fazem. O Leão é mais importante na nossa indústria porque ganhar Leões significa muitas coisas. Significa que você pode atrair mais negócios, clientes, talentos e também um trabalho melhor e até bônus. A razão para isso é que a criatividade é subjetiva e muito quente, e o Leão é o símbolo da boa criatividade.

AD BLOCKERS
Acho que os ad blockers apenas significam que as marcas precisam ser mais criativas e encontrar maneiras para que as pessoas queiram olhar seu conteúdo. O problema é que os consumidores estão dizendo para as marcas que eles não querem falar com elas. Por isso, é preciso encontrar formas para eles conversarem com a sua marca. Eu espero que os ad blockers ajudem a melhorar a criatividade na propaganda. Porque assim, se os consumidores quiserem bloquear publicidade, vão bloquear apenas anúncios ruins.