Em uma reunião fechada para convidados, na terça-feira (18), a Associação Riograndense de Propaganda juntamente com as entidades Sinapro-RS, ADVB-RS e ABAP/RS, em parceria com a Fenapro, organizaram uma mesa redonda com anunciantes para discutir sobre a questão da marca e da construção da solidez da imagem.
A reunião começou com uma palestra do fundador e CEO da Thymus Branding, Ricardo Guimarães, que apresentou o tema “A marca como ativo estratégico”.
Guimarães falou sobre a necessidade de adaptação das empresas às mudanças de mercado e de aprender alidar com a instabilidade. “O futuro é incerto, não é previsível. Não perca tempo definindo as coisas antes delas se revelarem”, disse.
Segundo Guimarães, a marca vive na sociedade e não na empresa. “A marca não existe somente de 2ª a 6ª feira. Fim de semana a marca também está lá vivendo”.
Guimarães recomendou a leitura de ‘A conquista social da terra’, de Edward O. Wilson. “Esse autor diz que a evolução acontece a partir de um conflito entre egoísmo e altruísmo”, explicou. De acordo com ele, a obra do biólogo pode ser aplicada ao mundo corporativo atual.